KRISHNAMURTI GÓES DOS ANJOS (*)
Neste momento gravíssimo em que o Brasil se encontra, a UMESPA – União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre, entidade máxima de representação dos estudantes secundaristas de Porto Alegre, traz sua contribuição ao estímulo da cultura nacional, da arte literária e da leitura, através do projeto “Ler para ver além”. A iniciativa consiste na edição de livretos de autores de reconhecida atuação. O primeiro lançamento contemplou a obra “De rua e sangas” do poeta e escritor Sidnei Schneider (também coordenador do projeto), onde podemos ler dois breves contos. Tal publicação alcançou a tiragem inicial de 5.000 exemplares e, em virtude do sucesso entre estudantes, professores e comunidade escolar de Porto Alegre, propiciou segunda edição de igual tiragem.
Em prefácio à segunda publicação do projeto, a Presidente da UMESPA, Vitória Cabreira, escreve: “Queremos que possibilite exatamente isso, a oportunidade de perceber mais profundamente a realidade e as relações humanas. Especialmente quando setores obscurantistas mostram que gostariam de esmagar a sensibilidade, a solidariedade e o conhecimento.” Vitória Cabrera acrescenta ainda que, a obra “Poemas negros e outros nem tantos” do escritor Jorge Fróes, com tiragem inicial de 10.000 exemplares, lançada no último dia 22 de agosto, traz em seus poemas a marca da “firmeza e denúncias, mas também com amplitude e afago ao melhor que cada um traz dentro de si, abrem horizontes ao combater o racismo e falar de amor. Pois sem unir o país, nada vamos mudar.” É belo exemplo disto o poema “Vem”.
“Vem, te encosta em mim,
pousa a tua mão sobre
o meu ombro,
para ao meu lado,
beija o meu rosto, vem
que hoje é daqueles dias
em que se deseja morrer temporariamente
e só tua presença
me faz resistir.”
A UMESPA, do Rio Grande do Sul, aposta, portanto, na arte como meio de união, dá-nos o exemplo (dar “exemplo” é um dos problemas essenciais da educação humana). Este o caminho, porque então, solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista difusos, desencontrados, sem objetivos. Juntos, alcançaremos a realização de nossos anseios de uma vida e de um mundo melhor. Este, positivamente, é o caminho. Repetimos; iniciativas desse naipe merecem o nosso caloroso aplauso, e mais ainda, nossa efetiva solidariedade.
(*) Escritor, pesquisador, crítico literário. Autor de: Il Crime dei Caminho Novo (romance histórico); Gato de Telhado(contos); Um Novo Século(contos); Embriagado Intelecto e outros contos; e Doze Contos & meio Poema. Tem participação em 22 coletâneas e antologias, algumas resultantes de Prêmios Literários. Possui textos publicados em revistas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México e Espanha. Seu último livro, publicado pela editora portuguesa Chiado, – O Touro do Rebanho (romance histórico) -, obteve o primeiro lugar no Concurso Internacional – Prêmio José de Alencar, da União Brasileira de Escritores UBE/RJ em 2014, na categoria Romance.