O ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) e o dirigente nacional do PSOL e líder da oposição na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), vereador Roberto Robaina, reuniram-se na quinta-feira (17) na capital gaúcha.
Nas palavras de Robaina, uma das razões para o encontro é a necessidade “da mais ampla unidade de ação para lutar contra o autoritarismo do projeto bolsonarista”.
Robaina, que é fundador do PSOL, destacou que a identidade de ação com Ciro, “além da luta contra as ameaças e os ataques às liberdades democráticas”, tem ainda outro motivo.
“Ciro tem defendido bandeiras que contestam o poder do capital financeiro. Ou pelo menos que taxam o rentismo. Nós, que há anos defendemos a taxação das grandes fortunas, o aumento do imposto sobre a herança de milionários, enfim, uma política tributária justa, encontramos em Ciro também um porta-voz forte dessas bandeiras, além da tributação sobre dividendos, cuja defesa técnica tem sido feita no Brasil pelo meu amigo e economista Sérgio Gobetti”, relatou Roberto Robaina.
O líder psolista explicou que “a reunião teve um objetivo claro de estreitar relações por lutas comuns”.
“Como militantes que reivindicam o socialismo, a liberdade e a revolução, foi uma alegria encontrar um líder nacional social-democrata muito capaz e honesto”, escreveu Robaina em relato do encontro no Facebook.
Em sua conta no Twitter e no Facebook, Luciana Genro registrou a reunião compartilhando o relato de Roberto Robaina.