O ato público realizado sábado (13) pelo PT em Porto Alegre em defesa de Lula, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no próximo dia 24, não teve boa aceitação. Chamado de “Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato”, o evento no Parque Farroupilha teve a presença da presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).
Apesar de ter sido chamado de “o centro das atenções” entre os atos promovidos em alguns Estados, a manifestação na capital gaúcha estava esvaziado, com poucas palmas e respostas do público aos gritos de “eleição sem Lula é o quê?” vindos do palco entre um discurso e outro.
O partido buscava se aproveitar do movimento diante do Monumento ao Expedicionário, bastante intenso nos finais de semana em função do Brique da Redenção, feira tradicional, no entanto, os transeuntes preferiram se afastar e nem a militância partidária compareceu.
Os políticos presentes no evento, como os deputados federais Pepe Vargas e Maria do Rosário, ambos do PT gaúcho, e a vice-presidente do PCdoB, Abgail Pereira, esbanjaram ataques ao Judiciário. Condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro no processo do triplex, Lula terá sua apelação julgada pelo TRF4, sediado em Porto Alegre.