Na quarta-feira (4), Jair Bolsonaro colocou um ator para distribuir bananas aos jornalistas durante entrevista em frente ao Palácio da Alvorada e fugiu de perguntas sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que teve o pior resultado dos últimos três anos.
Antes que Jair Bolsonaro aparecesse na saída da Alvorada, outro carro parou. Dele desceu o humorista Márvio Lúcio, que fazia o programa “Pânico”, tocando uma corneta. Ele estava fantasiado de Bolsonaro, carregando uma faixa presidencial.
Ele ofereceu bananas para os jornalistas, em referência ao gesto feito por Jair Bolsonaro para atacar a imprensa duas vezes durante entrevistas.
Quando questionado se tinha sido ideia de Bolsonaro, respondeu “não vem com esse papo, não. Sou eu aqui [o presidente]. Foi ideia minha. Isso aqui se chama humorista”.
Ele estava acompanhado de Luiz Eduardo Ramos, chefe da Secretaria do Governo, e Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
Minutos depois, Jair Bolsonaro chegou. Quando foi questionado sobre o resultado do PIB em 2019, que foi o medíocre 1,1%, esquivou-se. “PIB? O que é PIB? Pergunta o que é PIB?”, disse.
Depois dessa resposta, a maioria dos jornalistas se retirou.
Toda a encenação foi transmitia ao vivo pelas redes sociais de Jair Bolsonaro.