O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu representantes da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e de entidades civis de comunicação para discutir os ataques de Bolsonaro à liberdade de imprensa.
Também participaram da reunião as organizações Intervozes, Conectas Direitos Humanos e Artigo 19 e o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que articulou o encontro.
As entidades entregaram para Rodrigo Maia um documento do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) que alerta para as ameaças à liberdade de imprensa e pede que as autoridades “condenem de forma pública, inequívoca e sistemática qualquer forma de violência e ataques contra comunicadores”.
A representante da Conectas na reunião, Camila Asano, disse que “a ofensiva contra a liberdade de imprensa é grave violação de direitos humanos”.
“A Câmara dos Deputados deve atuar para conter esses abusos, não permitindo que ataques aconteçam em suas comissões e dependências. Esse foi um dos pedidos que levamos ao presidente Rodrigo Maia”, relatou.
De acordo com o vice-presidente da Abraji, Guilherme Amado, “o presidente da Câmara também ressaltou que há uma ligação direta entre respeito à liberdade de expressão e o crescimento econômico, uma vez que um ambiente de investimento seguro só é possível em uma democracia fortalecida. E isso somente existe com respeito à liberdade de expressão”.
Relacionadas: