Teve início no dia 15 de janeiro a primeira etapa do campeonato de capoeira Red Bull Paranauê 2018. A competição, em sua segunda edição este ano, é dirigida pelo Mestre Sabiá, da Bahia, e realiza seletivas estaduais no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Os classificados disputarão a final em Salvador, no dia 3 de março.
Nesta quarta-feira, 17, aconteceu a etapa paulista feminina, reunindo capoeiristas de diversas regiões da capital e do estado. A selecionada para a final foi a professora Aline Longui, de Jundiaí. Entre as finalistas, também estavam a professora Daniella Cavalcante, de Santos, e a professora Priscila Raiz e instrutora Navalha, da capital. Na semifinal, estavam também a contramestra Natália Fiu, da capital, e a contramestra Nagô, de Osasco, além da professora Jana e também Jeane Bernardo. O evento, tem como curador o Mestre Catitu, e a seletiva teve como juízes convidados os Mestres Maurão e Mestre Lobão.
Para Aline, o diferencial do campeonato é que foi levado em conta questões “como o respeito aos fundamentos, o olhar no berimbau gunga, a alegria de jogar, a vadiação. E tudo isso com mulheres muito boas competindo. Foi tudo maravilhoso, um aprendizado muito grande”, disse a professora, que acabou de realizar, no último final de semana, um encontro de capoeira feminino em Jundiaí, reunindo cerca de 70 capoeiristas em uma atividade de troca de experiências e conhecimento. A atividade foi uma das ações promovidas pelo coletivo Mulheres da Garoa, do qual Aline e outras competidoras participam, com o intuito de fortalecer a presença da mulher na capoeira, e sua integração. O coletivo também realiza uma campanha de arrecadação para a participação do grupo em atividades fora do país e em outras regiões do Brasil.
As seletivas do Rio de Janeiro, tanto feminina quanto masculina, ocorreram nos dias 15 e 16. A finalista feminina foi Priscila dos Santos, conhecida como instrutora MC, de Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias. Após sua classificação, Priscila agradeceu seu mestre Faísca, seus amigos, considerando que “essa é uma oportunidades para todos nós, mas principalmente para as mulheres, mostrando que também temos valor na capoeira”. O classificado na categoria masculina foi Rodrigo da Conceição (Marimbondo), de Rio das Ostras. A seletiva da Bahia ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro.
JÚLIA CRUZ