O chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, voltou da viagem aos Estados Unidos, que fez junto com Jair Bolsonaro, infectado pelo novo coronavírus.
A confirmação, que se deu após testes, foi anunciada na quinta-feira (12). O secretário está de quarentena em casa.
Wajngarten fez parte da comitiva de Jair Bolsonaro que visitou Donald Trump. O presidente dos EUA disse que não está preocupado com o risco de ter sido infectado, apesar de ter tido contato próximo com o chefe da Secom.
Jair Bolsonaro, que disse que o coronavírus é “muito mais uma fantasia, não é isso tudo que a grande mídia propala, ou propaga, pelo mundo todo”, foi submetido a testes, também na quinta-feira. Os resultados sairão na sexta (13).
A preocupação no Planalto é grande com o coronavírus agora. A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) acionou o Ministério da Saúde para consultar sobre os riscos de transmissão da doença durante as manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) convocadas por Bolsonaro e os grupos bolsonaristas para o dia 15.
A recomendação do Ministério foi apenas de que aqueles que estiverem com sintomas de gripe não devem comparecer à manifestação.