
A Missão foi dedicada ao 75º aniversário da vitória sobre o nazismo, que a Rússia e o mundo festejarão em 9 de maio
A nave russa Progress, com mais de 2,5 toneladas de carga a bordo, atracou no sábado (25) na Estação Espacial Internacional (ISS), conforme informou a agência especial russa Roskosmos.
Lançada às 01h51min GMT por um foguete Soyuz, do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a Progress alcançou a ISS em um tempo recorde de 3 horas e 20 minutos, tornando-se a “nave que realizou o voo mais rápido para a ISS”, de acordo a AFP e informações da Roskosmos.
Desde 2011, quando Washington encerrou seu programa de ônibus espaciais, os EUA dependem dos foguetes russos da Soyuz para levar e buscar seus astronautas e entregar provisões à ISS. Soyuz é o nome de uma família de veículos de lançamentos descartáveis desenvolvidos pelo OKB-1 na então União Soviética desde a década de 1960 e, ainda hoje, é o veículo de lançamento mais frequentemente usado em todo o mundo.
Com este lançamento a Progress levou combustível, água e material para realizar experimentos científicos, alimentos, roupas e medicamentos para a ISS. Seu lançamento foi dedicado ao 75º aniversário da vitória sobre o nazismo, que a Rússia celebrará em 9 de maio, explicou a Roskosmos. Por esse motivo, o lançador usado foi decorado com a imagem da fita de São Jorge, um símbolo patriótico em laranja e preto que representa a luta do povo soviético contra os nazistas. Este símbolo foi destacadamente promovido pelo Estado russo pós-soviético.
Notícia relacionada com lançamentos à ISS: