O governo da Colômbia anunciou nesta terça-feira que vai estender o isolamento social obrigatório e prorrogará as medidas de segurança contra o coronavírus até 25 de maio. Com 378 mortos e pouco mais de 8.600 casos apurados desde 6 de março, a ideia é relaxar a restrição nos municípios onde nenhum tiver sido detectado.
O confinamento está em vigor desde 25 de março para a maioria dos 48 milhões de colombianos, com exceção de alguns setores, como supermercados, farmácias e, mais recentemente, construção e manufatura.
Entre outras medidas de peso, as fronteiras continuarão fechadas, os voos comerciais nacionais e internacionais serão restritos e as aulas presenciais e os eventos públicos seguirão suspensos.
De acordo com o governo, a prorrogação só foi possível devido ao fato das infecções e mortes no país estarem sob controle e 90% das salas de terapia intensiva encontrarem-se disponíveis.
Será permitida a atividade física ao ar livre para os adultos durante a manhã e que os menores entre 6 e 17 anos possam sair três vezes na semana durante meia hora por dia. No entanto os idosos com mais de 70 anos deverão seguir confinados em suas casas até 31 de maio, como foi determinado desde o início do período de emergência.