O dia 9 de Maio de 1945 marcou na história a vitória dos aliados sobre os nazistas, no continente europeu, durante a Segunda Guerra Mundial. Esta data é, em grande parte, comemorada na Rússia e outros países pertencentes à antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com grande ênfase, devido à importância única e fundamental da participação destas nações na derrota de Adolf Hitler e seus aliados. Mais de 75% das tropas alemãs pereceram no front da Europa do Leste.
As perdas humanas e materiais atingiram números alarmantes com a morte de 20 a 35 milhões de civis e militares soviéticos, conforme as diferentes fontes salientam, sendo que, vez e outra, corpos ainda são encontrados hoje em dia nos antigos campos de batalha. Para os familiares destes indivíduos, o sacrifício e o heroísmo deles não pode ser esquecido, nem a história distorcida por políticos e intelectuais que atualmente, por razões puramente de disputa de poder, distorcem fatos e tentam diminuir ou até apagar da memória histórica mundial o feito soviético durante a Segunda Guerra Mundial.
Por tais razões, em 2012, na Rússia, foi criado o Regimento Imortal (Бессмертный полк), que objetiva todo ano relembrar as vidas que pereceram durante o conflito e consolidar a memória da participação da União Soviética na guerra. Assim, familiares na Rússia e em outros países que possuem comunidades russas saem às ruas para um desfile, carregando retratos de seus parentes veteranos. O movimento hoje conta com simpatizantes em vários outras regiões e países, tanto de familiares de veteranos de outras nações que participaram da guerra, ou vítimas do conflito, quanto de pessoas comuns, ou figuras públicas que apenas almejam homenagear todos que contribuíram para a derrota do nazifascismo.
No ano de 2020, com a pandemia do Coronavírus, os planos sofreram alterações. As celebrações vão ocorrer online, da casa das pessoas, que podem enviar vídeos para prestar homenagens e ajudar a preservar a memória histórica. Assim, a Росмолодежь (Rosmolodej), um órgão executivo federal russo, cujas atividades estão totalmente focadas na criação de políticas e na busca de condições iguais para a juventude daquele país, conclama aos descendentes russos de todo mundo a gravar vídeos, cantando as música “Dia da Vitória” e “Katyusha” e publicar em suas redes sociais, com as hashtags #Katusha, #GreatVictory, #May 9, # tavrida1love.
Para os que desejam participar do vídeo final que a organização fará é necessário: apresentar as músicas ao vivo, com o seu próprio acompanhamento ou, é possível gravar qualquer trecho da música; fazer um vídeo no formato horizontal e em um local bem iluminado. Na mensagem com o vídeo, indique informações como sobrenome, nome, em russo e inglês, idade, país e cidade de residência (se da Rússia – indicar a região). Envie o vídeo para o e-mail: gavrilenko@crki.art ou para o WhatsApp, Telegram: +7 (916) 645-66-71.
Conforme comunicado da própria organização Rosmolodej: “aconteça o que acontecer no mundo, é importante preservar a memória sobre seus entes queridos, sobre seu país, sobre sua história. Em 9 de maio, honramos a memória dos guerreiros vitoriosos que pereceram por nossas vidas e sofreram dificuldades desumanas em prol da liberdade de gerações. E mesmo este ano, o “Regimento Imortal” não pode deixar de ser registrado. Nossas vozes fundidas em músicas serão ouvidas em todo o mundo“.
Regimento Imortal no Brasil
Atualmente, o movimento que surgiu primeiro no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, tem nos últimos anos ampliado o número de participantes que já engloba não apenas os integrantes da comunidade russa e de outros países da Europa do Leste, ou Ásia Central, mas também parentes de veteranos brasileiros e simpatizantes da causa em prol da preservação da memória e pela contenção do neofascismo e do neonazismo que têm tomado força nos últimos anos. As homenagens vão também ocorrer pela internet. A iniciativa é organizada pela Sputnik Cultural e Associação de Jovens Compatriotas Russos no Brasil (esta última foi fundada pelo Consulado Geral da Federação da Rússia em São Paulo para atuação histórico-cultural), com apoio da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo e Grupo de Estudos 9 de Maio e ocorrerá pelo Facebook e Instagram.
Segundo um dos organizadores, Matheus Gusev: “Os vídeos/fotos/homenagens podem ser publicados(as) tanto no Instagram, quanto Facebook (focando na discussão do evento), contanto que todos tenham a hashtag: #RegimentoImortalBrasil. Cada vídeo, foto ou homenagem será salvo e nós postaremos no Instagram oficial do Regimento Imortal de São Paulo (que este ano atua como nacional, focando em todos os Estados). Se for necessário entre em contato pelo e-mail: ojcr.brasil@yandex.com“. Gusev também salienta: “todos estão convidados a participar, sem exceção. Basta quererem honrar a memória dos soldados soviéticos, brasileiros ou aliados“.
Conforme salientam os organizadores, a iniciativa não tem caráter político ou ideológico. Enfatizam também que estão proibidos: manifestações relacionadas à política nacional ou internacional; manifestações de cunho racista, sexista e de qualquer forma de preconceito sobre qualquer tema contra grupos ou indivíduos; e símbolos nazistas, fascistas ou de organizações colaboracionistas do período da guerra e suas variações modernas. Para mais informações de ambos eventos entre em contato com a Associação de Jovens Compatriotas Russos no Brasil e com a Rosmolodej (Росмолодежь).
Veja o vídeo com o Regimento Imortal em São Paulo:
Fonte: Matéria publicada pela Revista Intertelas em 4 de maio de 2020