“Não houve reforma trabalhista, houve uma destruição de tudo aquilo que a gente tinha conquistado desde Getúlio Vargas”, acrescentou
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a refirma trabalhista retirou todas as conquistas que os trabalhadores tiveram desde a Era Vargas. “Não houve reforma trabalhista, houve uma destruição de tudo aquilo que a gente tinha conquistado desde Getúlio Vargas”, disse Lula.
“A reforma que algumas pessoas desejam é desmontar o Estado brasileiro é o Estado não valer nada. É destruir tudo o que o Brasil fez desde Getúlio Vargas”, acrescentou o líder do PT, nesta terça-feira (15), em entrevista à rádio Banda B, de Curitiba. “Nunca vi um trabalhador brasileiro falar em reforma. Quem fala em reforma são os empresários e aqueles que querem comprar aquilo que representa os interesses do povo brasileiro, como a Petrobrás e Eletrobrás”, destacou.
Lula questionou o que sobrou desse desmonte do Estado. “E o que sobrou? Nada. Se criou a ideia de que o cidadão ia deixar de ter carteira profissional assinada e ia ser um microempreendedor, ia trabalhar com Uber, com aplicativo, entregando comida. Acontece que essas pessoas estão descobrindo agora que eles ficaram escravos, porque trabalham e não têm direito a férias, à seguridade social, a descanso semanal remunerado”, denunciou.
“Então”, prosseguiu Lula, “o que nós precisamos é voltar a discutir uma política trabalhista que dê ao trabalhador o direito de ele ser tratado com decência, de ser respeitado. O que nós queremos é repor os direitos dos trabalhadores brasileiros”. O movimento sindical luta para garantir a unicidade sindical, que é a sua arma mais poderosa para se defender, assim como a volta do imposto sindical, retirado por essas “reformas”, para que o próprio trabalhador garanta os recursos para a sua luta.
Ele afirmou também que são necessárias mudanças tributárias, coisa que não foi feita durante seu governo. Tudo indica que Lula está mais convencido agora de sua necessidade. “Precisamos ainda começar a discutir uma reforma tributária. Não sei se uma reforma tributária completa ou tópicos de uma reforma tributária”, afirmou. “Está faltando que os ricos paguem sobre lucro e sobre dividendo. Aí quem sabe a gente vai arrecadar o suficiente para pagar as políticas públicas que o Brasil tanto precisa”, defendeu.