A música brasileira amanheceu em luto. O cantor e compositor Moraes Moreira morreu durante a madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não é conhecida.
O corpo de Moraes Moreira foi encontrado nesta manhã no apartamento em que ele morava. O artista vivia sozinho, segundo o irmão.
No dia 17 de março, ele escreveu seu último post no Instagram, com um cordel sobre a quarentena:
Antonio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçu, no interior da Bahia, em 8 de julho de 1947. Ele se projetou na carreira com o grupo Novos Baianos, ao lado de Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, poeta com quem escreveu os sucessos Preta Pretinha e Mistério do Planeta.
Em 1975, Moraes Moreira decide sair dos Novos Baianos. Ele começou uma parceria com o guitarrista Armandinho. Em 1976, ele se tornou o primeiro cantor de trio elétrico, ao subir no trio de Dodô e Osmar, e cantou a música “Pombo correio”, sucesso na época.
Em 1979, ele lançou o disco “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, que incluía a música “Santa fé”, trilha de abertura da novela “Roque santeiro”. A novela tinha sido censurada em 1975 pela ditadura militar, e seria exibida só dez anos depois.
Em 2012, ele viajou pelo Brasil em uma turnê com seu filho, o músico Davi Moraes, e comemorou os 40 anos de “Acabou chorare”. No ano passado, ele estreou o show Elogio à Inveja, com músicas de outros autores.
A morte de Moraes Moreira foi lamentada nas redes sociais: