Acordo nuclear EUA-Coreia do Sul provoca corrida armamentista na região, adverte Coreia Socialista

Presidente da RPDC, Kim Jong Un, durante debates no Comitê Central do Partido do Trabalho (KCNA/AFP)

O governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) advertiu nesta terça-feira, que os planos dos Estados Unidos junto com a Coreia do Sul de construir submarinos movidos a energia nuclear irá desencadear um efeito “dominó nuclear”, uma corrida armamentista na região.

De acordo com o governo socista coreano, a ação dos americanos junto com os sul coreanos, revela as “verdadeiras cores da vontade pelo confronto” e que é um esforço “para permanecer hostil” em relação à Coreia Socialista.

“Os documentos do acordo conjunto, divulgados pela primeira vez desde as mudanças do regime dos EUA e da Coreia do Sul, são indicativos de que a Coreia dos EUA e do Sul permanecerá confrontacional para nós… e a aliança EUA-Coreia do Sul evoluirá para um estado mais perigoso, sinalizando uma situação de segurança regional mais volátil”, disseram.

Os Estados Unidos mantém a Coreia do Sul sob ocupação militar desde a luta pela expulsão da ocupação dos norte-americanos empreendida pela liderança de Kim Il Sung, que libertou toda a região norte e instaurou o regime socialista. No Sul, os EUA impuseram a ocupação e instigam o confronto na peninsula coeranan desde o armistício de 1953.

O governo norte-coreano afirmou que a posse de submarinos nucleares pelos sul coreanos irá “causar um ‘fenômeno dominó nuclear’ na região e desencadear uma corrida armamentista quente” e o presidente Kim Jong Un advertiu ainda que a Coreia Socialista “assumirá contramedidas mais justificadas e realistas”.

Na semana passada, o presidente sul coreano, Lee Jae Myung, havia anunciado o novo acordo de segurança e comércio com o governo americano de Donald Trump incluindo a construção de novas embarcações movidas por reatores nucleares. O governo sul-coreano disse que conseguiu o “apoio para expandir nossa autoridade sobre enriquecimento de urânio e reprocessamento de combustível gasto”.

E a Casa Branca divulgou, na quinta-feira, detalhes do acordo, eles disseram que “deram a aprovação para a República da Coreia construir submarinos de ataque movidos a energia nuclear… e trabalharão de perto para avançar nos requisitos para este projeto, incluindo avenidas para obter combustível”.

Elevando ainda mais as tensões na região, os governos americano e sul coreano também anunciaram exercícios militares em larga escala.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *