Acordos salariais têm reajustes acima da inflação em 77,2% das negociações no primeiro semestre

Foto: Divulgação

Dados do boletim Salariômetro, divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) no início do mês, indicam que 77,2% das negociações salariais no primeiro semestre deste ano superaram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O resultado, que mostra uma retomada da recuperação salarial nas negociações coletivas, já é bem diferente da apresentada no primeiro semestre de 2022.

Conforme a pesquisa, entre os acordos fechados no primeiro semestre do ano passado, 45,6% dos acordos ficaram abaixo da inflação, enquanto esse ano apenas 5,7% dos acordos resultaram em perdas para os trabalhadores. No ano passado, os acordos acima da inflação foram 19,7% das negociações.

Conforme o boletim, reajustes reais acima da inflação foram registrados em todos os seis primeiros meses do ano. A pesquisa mostra ainda que, separadamente, o mês de junho, que registrou reajuste real mediano de 1,26% acima da inflação do INPC, teve 87,6% das negociações salariais acima da inflação.

Para o mês de julho, a prévia do Salariômetro indica reajuste nominal mediano de 5% e que 90,4% das negociações devem ser acima do índice de inflação.

O Salariômetro da Fipe analisa o resultado de 40 negociações salariais coletados no portal Medidor, do Ministério da Economia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *