Acusados pela tentativa de assassinato do general Alexeyev são presos em Moscou

General Vladimir Alexeyev é vice-chefe da Inteligência Militar russa. (foto: Ministério da Defesa da Rússia)

Autoridades de segurança da Rússia comunicaram que um cidadão russo, nascido na Ucrânia, foi extraditado de Dubai para Moscou. Ele é acusado de participar da tentativa de assassinato do tenente-general Vladimir Alexeyev, um dos oficiais da inteligência militar mais graduados.

Vladimir Alexeyev é vice-chefe do serviço de inteligência militar russa, GRU (Diretoria Principal de Inteligência) e foi baleado na sexta-feira(6) em um bloco de apartamentos na rodovia Volokolamsk ao norte de Moscou.

De acordo com as autoridades russas, Alexeyev foi baleado três vezes e levado ao hospital, onde foi submetido a cirurgia. Sua esposa comunicou que ele já recobrou a consciência e está conseguindo falar.

Os investigadores russos divulgaram os nomes dos suspeitos pelo atentado terrorista e acusaram membros da espionagem ucraniana de estarem por trás do atentado. Acusação que Kiev nega.

Lyubomir Korba, o atirador segundo a polícia, teria viajado para Moscou no final de dezembro “em missão dos serviços de inteligência ucranianos para cometer um ataque terrorista”. Os investigadores também disseram que Korba fugiu horas depois do crime para os Emirados Árabes Unidos onde foi preso e extraditado.

A porta-voz do Comitê de Investigação, Svetlana Petrenko, disse que “os investigadores realizaram uma inspeção completa no local, durante a qual descobriram a arma do crime: uma pistola Makarov com um silenciador e três munições”.

Um segundo suspeito, Viktor Vasin, também foi preso em Moscou, acusado de estar envolvido no atentado. Uma terceira suspeita, Zinaida Serebritskaya, ainda está foragida e acredita-se que ela tenha se homiziado na Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou a Ucrânia de planejar o ataque na tentativa de sabotar as negociações que buscam uma resolução para o fim da guerra.

O chefe da GRU e superior de Alexeyev, o almirante Igor Kostyukov, está liderando a delegação russa nas conversações trilaterais entre a Ucrânia e os EUA que estão acontecendo em Abu Dhabi.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *