A assinatura ocorreu na sede do HP, que recebeu o representante da Xinhua no Brasil, Chen Weihua, acompanhado da jornalista Alessandra Scangarelli
O jornal Hora do Povo firmou, nesta sexta-feira (24), um acordo de parceria com a Agência de Notícias Xinhua, através de sua representação no Brasil. O documento foi firmado pelo representante da agência, Chen Weihua, e Antonio Rosa, que representou o jornal Hora do Povo.
A jornalista Alessandra Scangarelli Brites, que atua na Xinhua, acompanhou o diretor da agência de notícias chinesa em sua visita ao jornal.
O diretor da Hora do Povo, Carlos Lopes, saudou a parceria e destacou “a atenção ao desenvolvimento da revolução chinesa que nós aqui no nosso jornal temos tido. Verificamos que há similaridades entre esta revolução e os processos que vivemos em nosso país, com centralidade na concepção e na luta de caráter de libertação nacional e, portanto, anti-imperialista, para avançar rumo ao socialismo, como analisou o comandante da revolução, o presidente Mao Tsé Tung ”.
“É muito bom ver que esta luta de libertação nacional e a construção do socialismo moderno com características chinesas trouxe muitos avanços, nos terrenos da produção, do desenvolvimento científico e tecnológico e também se expressou no terreno cultural. Tenho admiração pelo cinema chinês, entre os filmes que assisti, destacaria ‘O destacamento vermelho de mulheres’”.
O presidente da sucursal na Xinhua em Português, Chen Weihua, destacou a importância do acordo entre sua agência e a Hora do Povo, no sentido de que “o povo brasileiro possa conhecer melhor a realidade da China”.
“Todo o apoio que nós da Xinhua pudermos dar para que nossas relações se desenvolvam e para que o material jornalístico que produzimos chegue a vocês, nós o faremos. Nos colocamos à disposição”, acrescentou Chen Weihua.
O integrante da equipe de redação da seção de Política, Sérgio Cruz, enfatizou que, “neste momento em que o mundo está vivendo, uma parceria como esta entre a agência de notícias chinesas e jornal Hora do Povo, contribuirá a que os brasileiros conheçam melhor a realidade chinesa, é uma parceria muito bem-vinda, traz um enriquecimento para o nosso trabalho jornalístico”.
“Já vínhamos buscando contribuir para desmascarar as mentiras que o imperialismo norte-americano vem alimentando na vã tentativa de parar o desenvolvimento socialista da China e agora, com essa parceria, estaremos em melhores condições de aprofundar este trabalho e dar nossa contribuição para aprofundar a relação entre os nossos povos”, afirmou Nathaniel Braia da editoria Internacional.
“O que estamos assistindo nos dias de hoje é o enfraquecimento do sistema de dominação norte-americano e, ao mesmo tempo, sua vã tentativa de deter o desenvolvimento da China. Para isso estimula o separatismo de setores em Taiwan e busca montar uma cópia da Otan na Ásia, nas proximidades da China. Conhecer bem essa realidade é do interesse do povo brasileiro”, afirmou o editor de Internacional, Sezário Silva.
Parabéns aos camaradas pela parceria com a agência Xinhua.
Desculpem pela minha ignorância, mas A Nova China ou Xinhua é a agência de notícias oficial do governo da República Popular da China, sendo a maior agência de notícias do país.
Organização mãe: Conselho de Estado da República Popular da China
Fundação: novembro de 1931
Fundador: Partido Comunista da China.
Sem rebaixar nossas virtudes, as credenciais da Xinhua é pra “parceiro nenhum botar defeito” como se diz.