
Lideranças indianas respondem a tarifação de Trump que taxa os produtos do país em 50%
A taxação em 50% imposta por Trump, 50% sobre exportações de produtos indianos, provocou uma reação de oposição por parte da população na Índia, e, agora, liderados pelos agricultores, defendem uma campanha de boicote a produtos norte-americanos.
Pelas redes sociais, grupos políticos e fazendeiros atingidos pelas tarifas de Trump começaram a defender boicote contra produtos de marcas americanas. O boicote se tornou uma forma de defender a soberania do país.
Marcas americanas, como a Coca-Cola, Apple e McDonald’s, que passaram décadas construindo uma afinidade com consumidores indianos para venderem seus produtos, agora se tornaram alvos do boicote. A guerra tarifária de Trump está provocando danos à imagem dos EUA e pode ser de difícil reversão.
Uma ala nacionalista do partido governista, o Partido do Povo Indiano (Bharatiya Janata Party, BJP), chamada de Swadeshi Jagran Manch, está organizando comícios nas cidade indianas e divulgando pelo WhatsApp e redes sociais, listas de produtos a serem boicotados e alternativas nacionais.
“Nenhum agricultor deve comprar Coca-Cola. É hora de começar a tomar limonada e leite de búfala em casa,” disse um fazendeiro indiano para o site de notícias ‘Russia Today’ durante um comício.
“Os produtos agrícolas indianos que vão para os EUA cairão no regime tarifário de 50%. Devido a esse aumento, os agricultores receberão apenas metade do lucro e os EUA receberão 50% a mais do imposto de importação,” disse outro fazendeiro.
As negociações entre os dois países esfriaram depois da exigência do governo de Trump para que produtos alimentícios americanos sejam isentos de tarifas. A Índia tem política de proteção a sua agricultura, a maior parte da agricultura indiana, 82% vem de pequenos agricultores, e 70% das famílias em áreas rurais na Índia dependem da agricultura para subsistência.
Se o governo indiano aceitasse a imposição dos americanos, isso seria catastrófico para a Índia.
Inicialmente, os americanos impuseram 25% de tarifas contra produtos importados fabricados na Índia e depois adicionaram mais 25% para pressionar a Índia a cessar de comprar petróleo russo, essas novas tarifas passarão a ter efeito a partir de 27 de agosto. Pequenas e médias empresas indianas serão as que mais vão sentir o impacto dessas tarifas.