A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) reiterou nesta quarta-feira (9) que o Irã segue cumprindo estritamente as determinações do acordo nuclear assinado com os países do G5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) e do qual o presidente americano, Donald Trump, se retirou na véspera.
“Até a data de hoje, a AIEA pode confirmar que os compromissos nucleares estão sendo implementados pelo Irã”, afirmou o diretor-geral da AIEA, o japonês Yukiya Amano. A AIEA é a agência da ONU de monitoramento e contenção da proliferação nuclear
O comunicado da AIEA acrescenta que “o Irã está submetido ao regime de verificação nuclear mais rígido do mundo” sob o acordo, que é conhecido sob o nome de Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês).
A AIEA investiga e supervisiona o programa nuclear do Irã de forma minuciosa desde 2003, e mantém desde 2016 – quando o acordo entrou em vigor – o mais rígido dispositivo de vigilância do cumprimento de um acordo já visto.
“Tal como solicitou o Conselho de Segurança da ONU e foi autorizado pela Junta de Governadores da AIEA em 2015, a AIEA está verificando e supervisionando o cumprimento dos compromissos nucleares do Irã sob o JCPOA”, afirmou Amano.