Alckmin discute com trabalhadores contrato de R$ 900 mi e retomada da Avibrás para março

Foto: Divulgação/Metalúrgicos de São José dos Campos

Após a assembleia dos trabalhadores da Avibrás – Indústria Aeroespacial, no último dia 22, que autorizou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos a negociar com a empresa o pagamento das dívidas trabalhistas com os empregados, a entidade se reuniu nesta quinta-feira (29) com o vice-presidente Geraldo Alckmin e cobrou do governo federal a liberação de recursos para a retomada da produção, que está paralisada há mais de três anos.   

Na reunião, o vice-presidente informou que o governo está empenhado em fechar um contrato entre o Exército e a Avibrás, no valor de R$ 900 milhões, por cinco anos.

Segundo Geraldo Alckmin, a confirmação do valor deve ser feita assim que a  negociação que está em andamento entre o Sindicato e a Avibrás para o pagamento das dívidas trabalhistas chegue ao fim. Conforme os planos, o início do funcionamento da empresa está previsto para acontecer já em março. De acordo com o planejamento, inicialmente devem retornar ao trabalho 210 funcionários, em março, enquanto outros 240 trabalhadores seriam reintegrados a partir de junho, caso o cronograma seja mantido.

O sindicato afirma que este é o terceiro encontro da entidade com Geraldo Alckmin e representantes do governo – inclusive com o próprio presidente Lula -, desde o início da crise na Avibrás, cobrando, ou a estatização da empresa ou um contrato emergencial para socorrer a fábrica e os trabalhadores.

“Já estamos há quatro anos nesta luta e defendemos a estatização da Avibrás. Se o governo não assumir a empresa, tem de pelo menos garantir os contratos para que a fábrica seja retomada. A geração de empregos e o pagamento das dívidas com os trabalhadores é mais do que obrigação. Seguiremos cobrando até que as promessas sejam cumpridas”, afirmou o presidente do sindicato, Weller Gonçalves. 

RETOMADA

Na quarta-feira (28), a direção da Avibrás Indústria Aeroespacial informou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que trabalha com a previsão de retomar as atividades da fábrica no dia 16 de março, em Jacareí.

A retomada, no entanto, está condicionada à conclusão da proposta de pagamento das dívidas trabalhistas em negociação com o Sindicato e à resolução da recuperação judicial da empresa no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A sinalização foi apresentada durante a primeira reunião formal entre empresa e representantes dos trabalhadores para tratar dos débitos acumulados. Um novo encontro já está marcado para o dia 5 de fevereiro, às 9h30, na sede do Sindicato.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *