O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, publicou a nomeação no Diário oficial desta sexta-feira
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, escolhido por Bolsonaro para participar da transição pelo atual governo, nomeou nesta sexta-feira (4) o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin como coordenador da equipe que fará a transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula. A nomeação de Alckmin foi publicada na edição desta sexta do “Diário Oficial da União”.
Na quinta-feira (3), Geraldo Alckimin teve uma reunião a portas fechadas com o presidente Bolsonaro e com o ministro Ciro Nogueira para a primeira discussão sobre a transição de governo.
Ao chegar ao Planalto, ele estava acompanhado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do coordenador do plano de governo de Lula, Aloizio Mercadante. Alckmin disse que a conversa com Ciro Nogueira foi “bastante proveitosa” e reforçou, em mais de uma oportunidade durante entrevista, que a “transição já começou”.
Em entrevista à Globonews, o coordenador da campanha de Lula à Presidência da República, Edinho Silva, chamou de um “gesto importante” o fato de Bolsonaro receber Alckmin na quinta-feira no Palácio do Planalto. Lula também divulgou em suas redes sociais a nomeação de Alckmin e disse: “bom dia. Vamos trabalhando na transição para um futuro melhor para todos”.
Para Edinho, Bolsonaro sinalizou para o Brasil respeito ao resultado eleitoral, respeito às instituições, respeito à legislação, “porque temos uma lei que garante a transição”. “Quero aqui publicamente reconhecer o gesto do presidente Jair Bolsonaro, reconhecer o esforço do ministro Ciro Nogueira em construir um processo de transição”.
Nesta sexta-feira, a equipe de Lula fez uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), local que servirá de sede da equipe de transição do novo governo.
A legislação dá ao presidente eleito o direito de formar uma equipe de transição, com 50 cargos à disposição, para ter acesso aos dados da administração pública e preparar as primeiras medidas do novo governo. Os nomes serão apresentados no início da semana que vem. Segundo Alckimin, esses nomes virão de partidos que compuseram a coligação de Lula nas eleições.