O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), expressou solidariedade à população do litoral norte de São Paulo, atingida por fortes chuvas durante o final de semana, e afirmou que o governo está acompanhando a situação e garantindo assistência.
Já foram confirmadas 36 mortes, além de centenas de desalojados e desabrigados.
“Expresso minha solidariedade aos moradores do litoral norte de SP que sofrem transtornos e perdas em função das fortes chuvas. O governo federal, por meio do Ministério da Defesa e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, acompanha a situação e determinou o deslocamento do GADE, grupo de apoio a desastres, ao estado”, publicou o vice-presidente em suas redes sociais.
O presidente Lula viajou para São Sebastião para sobrevoar as áreas atingidas e anunciar ações de assistência. “Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, disse o presidente.
O ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, também foi para a região. Em suas redes sociais, disse que “já estamos em São Sebastião com o presidente Lula, ministros e com o governador Tarcísio e o prefeito Felipe Augusto trabalhando no enfrentamento dessa tragédia para levar apoio aos brasileiros afetados pelas fortes chuvas”.
Tarcísio, por sua vez, decretou “luto oficial no Estado por três dias em memória das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte. Peço a Deus que conforte o coração dessas famílias. Seguiremos trabalhando e não descansaremos até que todos os desalojados e desabrigados estejam em segurança”.
O governador transferiu temporariamente seu gabinete para São Sebastião, visando acompanhar de perto a situação.
Pelo menos 36 pessoas morreram após temporais na região – 35 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba. O governo de São Paulo informou que há mais de 970 desalojados e 747 desabrigados.
O presidente Lula celebrou a união do governo federal com o Estado de São Paulo e com a Prefeitura de São Sebastião, visando a reconstrução da vida dos atingidos.
“Eu queria mostrar pra vocês uma cena que vocês não viam no Brasil: um governador, um presidente e um prefeito, sentados na mesa, em função de uma coisa comum que atinge a todos nós”, disse.