O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Mass, falou sobre um novo sistema de pagamentos que seja completamente independente dos EUA. Esse novo sistema poderia ser uma forma de resgatar o Acordo Nuclear com o Irã.
Atropelando anos de discussão e a vontade de diversos países, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu por recolocar sanções contra o Irã.
Para Maas, porém, é vital que o acordo nuclear com o Irã seja mantido. “Todos os dias que o Acordo continua existindo é melhor do que a crise altamente explosiva que ameaça o Oriente Médio”, disse.
Um empecilho para que a Europa, de maneira geral, possa optar se acata ou não as sanções norte-americanas é o sistema Swift. Com sede na Bélgica, o Switf é uma plataforma para transações financeiras, da qual, apesar de na teoria ser independente dos conflitos políticos mundiais, os EUA já utilizaram para impor sanções.
“A Europa não deve permitir que os EUA ajam sobre nossas cabeças e às nossas custas. Por isso é essencial fortalecer a autonomia europeia, estabelecendo canais de pagamento independentes dos EUA, cirando um Fundo Monetário europeu e um sistema de Swift independente”, afirmou o ministro Heiko.
Além deste, o governo alemão tem levado a frente outros planos que não agradam tanto o presidente Trump. É o caso do gasoduto Nord Stream 2, que está sendo construído em conjunto com a Rússia e transportará 55 bilhões de metros cúbicos de gás russo diretamente para a Alemanha.
A China e a Rússia têm se movimentado contra o unilateralismo e o autoritarismo estadunidense em relação ao Irã.