
“Bolsonaro é útil para essas empresas [Big techs]. Ele topa tudo desde que consiga escapar da Justiça”, afirmou a deputada
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) denunciou, em vídeo nas redes sociais, que o ex-presidente Jair Bolsonaro se aliou a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, nos ataques contra a soberania do Brasil e contra o PIX. “Querem taxar o seu PIX”, denuncia em vídeo a parlamentar.
“Primeiro atacaram nossas exportações – laranja, café e carne bovina. Agora, atacam o PIX. E, se a gente se calar, vão atacar mais”, afirmou a parlamentar no vídeo.
Tabata defendeu a união dos brasileiros contra as intromissões de Trump. “Aqui tem uma democracia, aqui tem um povo soberano e aqui a gente sabe se defender quando necessário”.
O governo dos EUA abriu uma investigação contra o PIX acusando o Brasil de práticas desleais de comércio. Tabata explicou que o ataque contra o PIX é uma forma de tentar recuperar mercado de empresas americanas como Visa e Mastercard, que lucram com o uso dos cartões de crédito.
“Por trás disso tem uma grande trama em andamento com políticos e empresas que têm muito a ganhar com o ataque à soberania brasileira, mesmo que, no processo, eles coloquem em risco os interesses do povo brasileiro e, também, do povo americano”, falou a deputada.
“Quem paga o preço dessa aliança? Nós, o povo brasileiro. E o povo americano também. Essa guerra não é pelos interesses dessas duas populações, é pelo interesse de quem lucra com a divisão, a mentira e a submissão dos outros”, disse.
O PIX está no centro da discussão porque “atrapalha os planos de empresas como Apple, Google e Meta, que têm seus próprios métodos de pagamento com taxas, cartões e lucros para elas”, descreveu.
Tabata lembrou que os donos dessas empresas “estavam na primeira fila na posse de Donald Trump, porque o projeto dele também é bom para elas: manter o mundo usando tecnologia americana sem concorrência e sem regulação”.
“Bolsonaro é útil para essas empresas. Ele topa tudo desde que consiga escapar da Justiça, manter relevância política e reconstruir poder”, criticou.
“É por isso que Eduardo Bolsonaro está conspirando nos Estados Unidos. Se hoje existe uma ameaça real e declarada contra o PIX, por que não teve vídeo do Nikolas sobre isso? Eles não estão de fora, estão dentro, participando”, destacou.
Tabata se refere ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que publicou em janeiro um vídeo falando que a taxação do PIX poderia ocorrer pelo governo Lula. Em suas redes, Nikolas tem defendido o ex-presidente Bolsonaro em sua aliança com Trump.
Segundo Tabata Amaral, “Trump quer pintar o Brasil como uma ameaça à liberdade. Bolsonaro oferece o papel de vítima. No fundo, a principal utilidade do Bolsonaro é dar a Trump uma desculpa para taxar o ‘Brasil acima de todos’”.
Donald Trump, em seus ataques contra a soberania brasileira, também menciona as propostas de regulamentação das plataformas digitais no Brasil e as decisões da Justiça nesse sentido. Essas empresas “não querem ser reguladas, não querem ser responsabilizadas por golpe, fraude, discurso de ódio e exploração infantil. Porque isso significa perder dinheiro”, denunciou Tabata.
“A aliança Trump-Bolsonaro também serve a elas. Serve a seus lucros”, completou.