Uma zombaria sobre ele, flagrada por uma câmera de tevê durante a recepção no Palácio de Buckinham aos líderes da Otan, aparentemente irritou tanto o presidente dos EUA, Donald Trump, que ele decidiu cancelar a conferência de imprensa prevista para depois do gran finale da cúpula pelos 70 anos, que decidiu voltar mais cedo para Washington.
“Quando as reuniões de hoje terminarem, voltarei a Washington. Não daremos uma conferência de imprensa no final da OTAN porque fizemos tantas nos últimos dois dias”, asseverou pelo Twitter.
A hilária cena continua repercutindo, com mais detalhes destacados nas redes sociais.
A nem um pouco discreta curtição em cima do vexame de Trump está no vídeo:
Era uma roda com a fina flor dos líderes ocidentais, com o presidente francês Emmanuel Macron, os primeiros-ministros Boris Johnson (Grã Bretanha), Mark Rutte (Holanda) e Justin Trudeau (Canadá), além da princesa inglesa Anne.
Tudo começa quando Trudeau faz um comentário sobre “uma conferência de imprensa de quarenta minutos”.
Depois disso, Johnson diz a Macron: “Foi por isso que você se atrasou?”
O primeiro-ministro holandês Rutte ri e diz “fake News”, termo usado frequentemente por Trump sempre que não gosta da notícia.
“Acabei de ver a equipe dele de queixo caído no chão”, emenda Trudeau.
Naturalmente, o que estava em baila na rodinha no palácio não era o suposto exagero de Trump na duração das conferências de imprensa, mas o pega pra capar com Macron sobre a “morte cerebral da Otan” e sobre a elevação da taxa de ocupação – que Trump quer cobrar para manter as tropas americanas nos países europeus – para módicos 2% do PIB de cada um.
Parece que Trump está inconsolável porque a zombaria prejudica sua pose de mau, ainda mais numa hora como essa em que os democratas se assanham por seu impeachment e a guerra comercial tem futuro incerto.
Só faltou Trump tuitar que “bullying não pode”, mas até chamou Trudeau de “duas caras” durante uma reunião bilateral com Angela Merkel.
Os flagrados estão fazendo a maior cara de paisagem. Trudeau disse que seu comentário fora de que a conferência de imprensa teria sido “notável” e que o assunto em voga era o local da próxima cúpula do G20, no próximo ano, prevista para Miami.
Aquela na qual o solícito Trump chegou a oferecer um clube de luxo de sua propriedade como sede.
Macron não comenta nada, nem morto.
Já Boris Johnson, quando questionado sobre a conversa, disse que não sabia a que repórteres estavam se referindo e disse que era um “absurdo completo” sugerir que eles não levavam Trump a sério.
Em tempo: a cúpula foi concluída com uma altissonante declaração sobre a “unidade da Otan”.
A.P.