O major da Polícia Militar do Distrito Federal, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, foi escolhido por Bolsonaro para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência da República, cargo ocupado até quinta-feira (20) pelo general Floriano Peixoto, que foi transferido para o comando dos Correios, após uma troca de cadeiras que mudou a fisionomia do governo mais uma vez após apenas seis meses de gestão.
A mudança foi anunciada pelo chefe do executivo na última sexta (21), via Twitter.
Jorge Antonio formou-se em 1992 no Colégio Militar de Brasília. Serviu na Academia de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) e é tido como um dos nomes de mais confiança do presidente. A relação com a família Bolsonaro é longa. Antes de assumir a função no governo, Oliveira era assessor do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na Câmara. Ele é formado em Direito e também atuou como assessor parlamentar da PM-DF.
O anúncio do nome de Oliveira foi feito logo após uma reunião entre Bolsonaro, o porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, e outros auxiliares.
Essa é a segunda troca na pasta desde que Bolsonaro tomou posse. A Secretaria-Geral da Presidência já foi comandada pelo ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, demitido em fevereiro em meio ao escândalo das candidaturas laranjas adotadas pelo partido nas eleições de 2018.
Relacionadas: