
O ex-chanceler e assessor da Presidência representou o Brasil durante as comemorações do 80º aniversário da vitória sobre o Japão fascista
O assessor especial do presidente Lula, Celso Amorim, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e reforçou a posição do Brasil em defesa do multilateralismo e a disposição para a cooperação com a China.
Celso Amorim representou o Brasil durante as comemorações do 80º aniversário da vitória sobre o Japão fascista.
De acordo com a agência Xinhua, Wang Yi falou na reunião que “a China e o Brasil devem promover inequivocamente o multilateralismo e defender as regras internacionais”.
“A China está disposta a trabalhar com o Brasil para consolidar o ímpeto positivo do BRICS e melhorar a comunicação e a coordenação entre os países do BRICS em questões importantes”, continuou.
Amorim, que já foi ministro da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil, destacou a importância de “solidariedade e cooperação” entre os países em desenvolvimento, em especial os membros do BRICS, diante do aumento de tarifas por outros países.
Os Estados Unidos, sob a ditadura de Donald Trump, têm aumentado tarifas para produtos de outros países e atropelado as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
“O Brasil está disposto a fortalecer a coordenação com a China em assuntos internacionais e defender conjuntamente o multilateralismo”, declarou Amorim.
A China realizou um grande desfile militar na Praça Tiananmen, em Pequim, mostrando pela primeira vez seu poderio nuclear de terra, mar e ar.