A brasileira Ana Marcela Cunha garantiu na última sexta-feira (22) o heptacampeonato do Circuito Mundial de Águas Abertas. O feito alcançado após a baiana de 32 anos de idade fechar a etapa da Arábia Saudita na sétima posição, o que a levou ao total de 2.750 pontos no circuito, contra os 2.648 pontos da alemã Lea Boy, que também disputou todas as cinco etapas da temporada.
Na temporada 2024, Ana Marcela venceu a etapa da Itália, ficou em segundo em Portugal, fechou a disputa do Egito na quinta posição, garantiu a nona posição em Hong Kong e fechou com a sétima posição na Arábia Saudita nesta sexta.
A medalhista de ouro nos Jogos de Tóquio (2020) já havia ficado com o título do Circuito Mundial nos anos de 2010, 2012, 2014, 2018, 2021 e 2022.
Na prova desta sexta, Ana Marcela ficou no primeiro pelotão durante todo o período. Inclusive, passou a terceira volta em terceiro lugar. Mas, nos últimos metros, não conseguiu manter o ritmo para brigar pelo pódio na prova. Mas o sétimo lugar lhe garantiu o título da temporada, mesmo com a alemã Lea Boy, vice-líder do ranking, conquistando a prata na etapa.
Aos 32 anos, Ana Marcela participou das Olimpíadas de Paris, em julho, e ficou em quarto lugar, bem perto da medalha. Ela já deixou claro que vai seguir mais um ciclo olímpico, em busca da segunda medalha, em Los Angeles 2028. Ana Marcela foi campeã em Tóquio 2021.