Áñez reconhece vitória de Arce na Bolívia

Arce celebra a vitória na sede da campanha em La Paz - foto Sputnik

“O Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram a eleição. Felicito aos vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, afirmou a presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, diante dos resultados de boca de urna que dão mais de 20% de vantagem da chapa Luis Arce/David Choquehuanca sobre o segundo colocado.

“Ainda não temos o cômputo oficial, mas com os dados com os quais contamos os felicito”, acrescentou Áñez, reconhecendo a vitória de Arce.

O candidato Carlos Mesa, o segundo colocado, também admitiu na segunda-feira (19) que os resultados de boca de urna mostram “uma tendência muito difícil de reverter. A amostra é muito contundente. Não é possível deixar de reconhecer que houve um claro vencedor nas eleições deste domingo, que foi Luis Arce”, disse Mesa, ex-presidente boliviano.

As projeções oferecem o seguinte resultado: Arce (52,2%), Mesa (31,5%), Fernando Camacho, (14,1%), Hyun Chung (1,6%) e Feliciano Mamani (0,4%).

“Recuperamos a democracia”, afirmou o candidato do Movimento ao Socialismo, Luis Arce.  “Todos nós bolivianos demos um passo importante: recuperamos a democracia, sobretudo recuperamos a esperança”, afirmou o ex-ministro da Economia na sede de sua campanha, em La Paz, assim que a sondagem apontou sua vitória.

UNIDADE NACIONAL

Ele acrescentou que tanto ele, como seu vice, David Choquehuanca, têm o compromisso de governar para todos os bolivianos.

“Vamos construir um governo de unidade nacional, vamos construir a unidade de nosso país. Em toda esta jornada estamos recuperando a certeza, que é muito importante, no povo boliviano para podermos desenvolver todo tipo de atividades econômicas”, destacou Arce.

Ao declarar a vitória, Arce apresentou os seis compromissos para a retomada do crescimento econômico da Bolívia.

  1. A industrialização com substituição de importações com base em créditos, empréstimos e incentivos fiscais. “Serão utilizadas todas as ferramentas que permitam impulsionar as indústrias que substituam produtos importados, dinamizem o mercado e utilizem maior quantidade de insumos nacionais.

 2. Combustíveis ecológicos – programa para desenvolver o diesel ecológico de segunda geração para elevar a redução da importação e melhorar a balança de pagamento. As empresas que cuidarão da coleta, transporte e processamento serão estimuladas a gerar empregos.

3. Geração de emprego. “Serão dados incentivos às empresas privadas que criem e mantenham postos de trabalho, em especial de mulheres e jovens”.

4. Fortalecimento da atividade agropecuária. “Objetivo é garantir a segurança alimentar com soberania. Vamos impulsionar a produção de alimentos, fundamentalmente aqueles que ainda são importados”. Também se impulsionará a indústria de fertilizantes.

5. Plano diretor de industrialização do lítio. “Impulso a 41 indústrias conexas a esse mineral e a exploração das jazidas”.

6. Gestão fiscal responsável. “O ponto central deste eixo é a renegociação do pagamento de juros e capital da dívida externa com a finalidade de orientar estes recursos para a reconstrução da economia mediante o investimento público, motor da economia”.  

“Temos que agradecer a toda a militância, compartilhamos esta campanha com muitas organizações, desde o militante das fileiras até o nosso chefe de campanha em nível nacional. É preciso agradecer a todos os que contribuíram, aportaram e à comunidade internacional por seguirem e pelo acompanhamento; aos observadores que fizeram a gentileza de escutar nossas preocupações pela forma como se estava levando a cabo o processo eleitoral”, assinalou.

O presidente da OEA, Luis Almagro, também reconheceu a vitória de Arce: “O povo se expressou nas urnas”.

Almagro desejou êxito ao presidente eleito: “Êxito em seus trabalhos futuros. Através da democracia saberão forjar um futuro brilhante para seu país”.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Mais uma força antidemocrática na America do Sul foi derrotada, e esperança de dias melhores para o povo boliviano que souberam escolher o lado certo o da democracia viva o povo boliviano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *