Anvisa certifica fábricas da China que fazem insumos da vacina AstraZeneca

A empresa chinesa WuXi Biologics, responsável por produzir o insumo ativo da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo governo federal, recebeu o certificado de boas práticas de fabricação, nesta quarta-feira (23).

A vistoria aconteceu após uma equipe técnica da Anvisa viajar para a China e realizar a inspeção nas duas fábricas da empresa. Segundo a Anvisa, a publicação da decisão sobre as certificações dessas fábricas aconteceu cerca de 10 dias antes do previsto.

A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro vacina. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (23) pelo governo federal. A Anvisa já havia concedido, nesta semana, o certificado de boas práticas à Sinovac, empresa chinesa responsável pela Coronavac e parceira do Instituto Butantan, de São Paulo.

Bolsonaro trabalha abertamente contra campanha de imunização e já chegou a dizer que o governo federal não iria adquirir vacina da China porque ela não traria segurança. No entanto, a fabricante WuXi Biologics, que acaba de receber a certificação do governo Bolsonaro, também fica na China.

Além de ser um dos pré-requisitos para a continuidade do registro da vacina, também é necessário para um eventual pedido de autorização de uso emergencial que venha a ser apresentado à agência reguladora. A certificação é válida por dois anos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *