O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou na terça-feira (10) que “muito provavelmente” haverá bloqueio de recursos do Orçamento da União.
O secretário de Paulo Guedes responsabilizou a crise econômica e o preço internacional do petróleo pelo congelamento dos recursos. Segundo ele, na quarta-feira (11), o Ministério vai anunciar a nova previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, que no início do ano o governo estimativa em 2,4%.
Guedes disse que o país vai crescer 2% e que está tranquilo. Disse ainda que o resultado do PIB de apenas 1,1% em 2019 estava dentro do previsto, apesar de prometer no início do governo Bolsonaro uma economia pujante de 2,5%.
O boletim Focus do Banco Central desta semana já reduziu sua previsão para menos de 2%.
Na semana que vem, Guedes divulga o relatório de Receitas e Despesas do governo, documento que apresenta o bloqueio de recursos orçamentários.
Com a economia patinando e os investimentos públicos desabando, Guedes acena com mais cortes no Orçamento e suas contrarreformas contra os direitos dos trabalhadores, arrocho nos salários, corte nos benefícios e entrega das estatais a estrangeiros.