Os sistemas policiais de controle de fronteiras caíram nesta sexta-feira em todo o país
Aeroportos alemães foram afetados por um apagão cibernético que atingiu os sistemas policiais de todo o país nesta sexta-feira (3), causando longas filas de imigração para passageiros parados no controle de fronteiras.
Segundo um porta-voz da polícia federal da Alemanha, o apagão forçou os agentes a proceder manualmente com os passageiros que chegaram de países fora do Espaço Schengen. “Há uma disrupção cibernética em curso em todo o país”, completou.
A falha provocou longas filas de pessoas à espera no controle de fronteira em diversos aeroportos alemães, incluindo o de Frankfurt, o mais movimentado do país.
O aeroporto de Berlim também confirmou estar operando com maiores tempos de espera na imigração para passageiros não-Schengen. O chamado Espaço Schengen é uma zona de livre circulação na Europa que permite aos cidadãos de alguns países viajarem sem controles de fronteiras internas.
“Nós podemos confirmar que desde as 14h (10h no horário de Brasília) de hoje, houve interrupção no controle de fronteiras em voos tanto para quanto de países do Espaço Schengen”, informou um porta-voz do aeroporto de Duesseldorf.
A emissora local WDR relatou que passageiros estavam esperando por duas horas em postos de imigração, enquanto outros estavam sendo mantidos no avião.
A política comum de vistos permite a entrada de cidadãos de alguns países sem visto para estadias de até 90 dias em um período de 180 dias. Quatro países que não pertencem à UE: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça também fazem parte do Espaço Schengen.
O Espaço Schengen foi criado em 1995 e inclui a maioria dos países da União Europeia (UE), com a exceção da Irlanda e do Chipre.