Uma falha no serviço de nuvem AWS, da Amazon, causou instabilidades no mundo inteiro em diversos sites e aplicativos nesta segunda-feira (20).
Segundo a agência Reuters, são mais de 500 empresas afetadas, entre elas a própria Amazon, a assistente virtual Alexa e o Prime Video, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom, o app de educação Duolingo e os jogos online Fortnite, Clash Royale e Clash of Clans.
Mais de 4 milhões de usuários relataram problemas, de acordo com o site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e aplicativos no mundo todo.
A lista de empresas e sites atingidos inclui ainda Sony, Natura, United Airlines, Mercado Livre, Booking, Lyft, Venmo, Chime, Signal, Perplexity, Roku, Robinhood e Coinbase.
“Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, comunicou a Amazon por volta de 4h11 (horário de Brasília).
“Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa”, acrescentou por volta das 5h30 (horário de Brasília).
A situação começou a se estabilizar em torno das 8h (horário de Brasília), embora com instabilidade em algumas soluções da AWS.
Criada originalmente para atender à própria empresa, a AWS hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial, concorrendo com o Google Cloud, o Azure (Microsoft), a Oracle e a IBM.
A Amazon tem datacenters em 37 locais do mundo, incluindo um em São Paulo, no Brasil. A maioria está na América do Norte, Europa e Ásia.
A falha na AWS é a primeira grande interrupção da internet desde o problema com a CrowdStrike, em julho do ano passado, que afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.