Apenas 38,9% aprovam governo Bolsonaro, diz pesquisa CNT/MDA

Sobre o desemprego, 71,8% dos entrevistados acham que a situação não vai mudar ou vai piorar

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) apresenta um dos níveis mais baixos já registrados para uma administração em início de mandato. Apenas 38,9% dos entrevistados disseram que estão satisfeitos com o governo, diz pesquisa CNT/ MDA, divulgada na terça-feira (26).

Entre os que desaprovam e os que são indiferentes sobre o início do governo Bolsonaro estão 48% dos entrevistados. Só 4,3% acham que a vida já melhorou e 65,1% acham que isso, se vier a ocorrer, será somente daqui a um ou dois anos.

As expectativas em relação à solução dos problemas mais sentidos pela população também estão em baixa. Sobre o desemprego, 71,8% dos entrevistados acham que a situação não vai mudar ou vai piorar.

Sobre a renda do trabalhador, 72,9% acham que a renda vai se manter ou vai cair ainda mais. Já 73,1% acham que a crise da saúde vai continuar ou piorar.

Enquanto isso, 73,4% da população não acreditam em melhora na educação e 72% estão desalentados com as medidas para enfrentar a crise na segurança.

Várias medidas anunciadas pelo governo foram desaprovadas pela população, segundo a pesquisa CNT/MDA. Uma delas foi a ínfima elevação do salário mínimo. Para 66,9% dos brasileiros esse reajuste do salário mínimo é insuficiente.

A maioria, 45,6%, desprova a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo, contra 43,4% de apoiadores. A única medida que agradou a maioria dos eleitores foi o pacote anti-crime, aprovado por 62% dos entrevistados.

O decreto que flexibiliza a posse de armas, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, é desaprovado pela maior parte da população. Segundo a pesquisa, 52,6% desaprovam o decreto, 42,9% aprovam e 4,5% não souberam ou não quiseram responder.

De acordo com o levantamento, 55,4% acreditam que o atual governo está sendo melhor do que o de Michel Temer, 24,3% acham que está sendo igual e 8,7% que está sendo pior.

Em relação ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff, 55,9% consideram que o governo Jair Bolsonaro está sendo melhor, 14,5% acham que está sendo igual e 19,4% acreditam que a gestão de Bolsonaro é pior do que a da petista.

Na comparação com o início de mandato de outros presidentes, o resultado da pesquisa mostra que Bolsonaro ficou por baixo. Para 56,6 % dos entrevistados, o governo de Lula, na época, era ótimo ou bom, seguido de 17% considerado regular e apenas 2% como ruim ou péssimo.

No início do segundo governo, o índice de aprovação foi de 49,5%. Em relação ao primeiro mandato de Dilma Rousseff, 49,2% dos entrevistadores aprovaram os primeiros meses do governo.

Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *