Estados elevam investimentos em infraestrutura

Obras no Hospital Universitário Estadual do Ceará em novembro do ano passado. Divulgação

Ao contrário do governo Bolsonaro que reduziu os investimentos públicos ao menor nível da história, os governos estaduais elevaram em 2021 os investimentos em obras de infraestruturas, como estradas, escolas, hospitais e equipamentos na área de segurança pública. Segundo reportagem do Valor Econômico, divulgada na terça-feira (15), os investimentos pelos Estados e do Distrito Federal somaram R$ 75,9 bilhões no último ano, uma alta de 83,6% em relação ao ano anterior.

Enfrentando a crise sanitária e econômica e o boicote do governo federal a recursos para setores básicos como saúde e educação e a sabotagem aberta à vacinação, os entes federados buscaram alocar recursos em investimentos em nível maior que na gestão anterior. Os investimentos totais dos 26 Estados e do Distrito Federal em 2021 também representam uma alta de 46,6% em relação a 2017, penúltimo ano de mandato dos governadores anteriores.

Em 2021, as despesas correntes subiram 2,9% na comparação com o ano anterior. No agregado dos 27 entes, essas receitas passaram a marca de R$ 1,03 trilhão, com alta de 8,1% em relação ao ano anterior e de 13,5% contra 2017.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *