Ao contrário do governo Bolsonaro que reduziu os investimentos públicos ao menor nível da história, os governos estaduais elevaram em 2021 os investimentos em obras de infraestruturas, como estradas, escolas, hospitais e equipamentos na área de segurança pública. Segundo reportagem do Valor Econômico, divulgada na terça-feira (15), os investimentos pelos Estados e do Distrito Federal somaram R$ 75,9 bilhões no último ano, uma alta de 83,6% em relação ao ano anterior.
Enfrentando a crise sanitária e econômica e o boicote do governo federal a recursos para setores básicos como saúde e educação e a sabotagem aberta à vacinação, os entes federados buscaram alocar recursos em investimentos em nível maior que na gestão anterior. Os investimentos totais dos 26 Estados e do Distrito Federal em 2021 também representam uma alta de 46,6% em relação a 2017, penúltimo ano de mandato dos governadores anteriores.
Em 2021, as despesas correntes subiram 2,9% na comparação com o ano anterior. No agregado dos 27 entes, essas receitas passaram a marca de R$ 1,03 trilhão, com alta de 8,1% em relação ao ano anterior e de 13,5% contra 2017.