A Sony está encerrando as atividades de produção e comercialização das linhas de TVs, áudio e câmaras no Brasil. A fábrica de eletrônicos da multinacional japonesa em Manaus será fechada até março de 2021. Os 220 funcionários em atividade serão demitidos.
O comunicado foi feito na segunda-feira (14). A saída da Sony do país acontece no mesmo momento em que outras empresas vêm revelando insegurança no desgoverno Bolsonaro. Segundo Ciro Gomes, US$ 150 bilhões deixaram o país desde o início do governo.
O desatino de Bolsonaro, seja em relação às constantes ameaças à democracia, seja em relação às queimadas na Amazônia, geraram protesto em várias partes do mundo e estão prejudicando a economia nacional.
A Sony tem 48 anos de operação no mercado nacional e há 36 anos, desde 1984, funcionava a unidade que está sendo fechada em Manaus.
“Nós decidimos fechar a fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”, disse a empresa, em nota. Disse ainda que “sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”.