
Após mais de 50 dias de atraso salarial, a Petrobrás assumiu o pagamento dos trabalhadores terceirizados da empresa LCD Engenharia, que atuam em diversas unidades da estatal pelo país. A medida foi resultado de pressão da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dos sindicatos, que vêm denunciando a grave situação enfrentada pelos trabalhadores e cobrando da Petrobrás uma solução imediata para garantir os direitos da categoria.
Nesta segunda-feira (23), trabalhadores da LCD realizaram um protesto em frente ao Terminal de Cabiúnas, no Norte Fluminense. Após a mobilização, representantes da Petrobrás, da empresa terceirizada e do Sindipetro-NF se reuniram e definiram que a estatal fará o pagamento dos salários diretamente aos trabalhadores.
Diante das denúncias e mobilizações, a Petrobrás informou, em nota divulgada no dia 17 de junho, que a LCD interrompeu a prestação de serviços e que estava sendo diligenciada para cumprir suas obrigações legais e contratuais. “A gestão da Petrobrás nos comunicou que a estatal fará os pagamentos diretamente aos trabalhadores, como tomadora de serviço, até que a situação da empresa contratada seja resolvida”, afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
A LCD Engenharia tem contratos com a Petrobrás nas áreas de construção civil, montagem, caldeiraria e projetos em unidades nos estados do Espírito Santo, Norte Fluminense, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, entre outros.
A FUP destaca que essa não é uma situação isolada. Casos de atraso salarial, calote, precarização das condições de trabalho e aumento do risco de acidentes têm sido recorrentes entre os trabalhadores terceirizados do Sistema Petrobrás. No último fim de semana, um trabalhador contratado morreu em um acidente na Replan, a maior refinaria do país.
A Federação e os sindicatos cobram da direção da Petrobrás mudanças estruturais na política de contratação de prestadoras de serviço. Em fevereiro, as entidades participaram de uma reunião com gestores da empresa e subsidiárias, propondo melhorias como maior fiscalização dos contratos, garantia de condições dignas de trabalho, saúde, segurança e respeito aos direitos humanos.
A FUP reforça que é urgente que essas propostas saiam do papel e se tornem práticas concretas em defesa dos direitos e da vida dos trabalhadores.
Isso atitude de empresa que dá valor a todos colaboradores o independente de serem da empresa ou terceirizado parabéns sindicatos a pressão valeu aí se não fosse a internet a
Isso não é atitude, é Lei, a Petrobras é solidaria com a empresa terceirizada, portanto, tambem deve responder pelos atos e assumir também os salários das empresas terceirizada quando estas pisam na bola com os funcionários.
Parabéns para a Petrobrás aq em Ilhéus a terceirizada foi embora até hj agente tamos aq sem receber ia embasa sempre embargando
#PRACIMADELES
Hoje com a nova ideologia da estatal em proporcionar a essa e outros contratos baseado em valores de menor preço aí tá o resultado o que acontece ela esfria os ânimos troca de nome muda alguns diretores e volta de novo . Tem que já estar costurado nos contratos a importância de todos os valores de recisão dos trabalhadores e uma clareza disso para todos envolvidos como os trabalhadores, sindicatos, empresa e Petrobrás e um prazo de no máximo 30 dias para aver esse pagamento das verbas trabalhistas e a liberação das folhas para retirar o FGTS e seguro de desemprego incluindo a multa 477 por atraso.
A JG Engenharia LTDA vem constantemente atrasando ticket e vale transporte de seus colaboradores ( isso com apenas 6 meses de contrato) de um total de 3 anos de contrato, vários colaboradores já pediram dispensa.
A empresa normatel engenharia LTDA que presta serviços para Petrobrás tmb não paga insalubridade para os funcionários e manda os funcionários embora e não pagam aviso prévio e os 40%do FGTS mandam funcionário doente embora tmb
Deus te conforte . Que Deus faça com.que vc receba tudo o que tem direito . Assim como aconteceu comigo .
Bem sei o que é isso, a 10 anos esperando a rescisão/ salários atrasados desde que a misel engenharia, responsável pela manutenção da refinaria de duque de caxias ( reduc) deixou todos a ver navios, mesmo com vários contratos em aberto. Agora fica cada vez mais difícil, uma vez que a Petrobras luta incansavelmente para se livrar da responsabilidade subsidiária! Centenas de famílias prejudicadas por conta de não se ter uma fiscalização voltada para esse fim ,ou algo contratual que garanta as verbas dos trabalhadores em casos como esse!
Também estou a 10 anos aguardando a rescisão da Misel. O processo já está em Brasília e a Petrobrás se recusa a pagar pela coparticipação e responsabilidade. E nessa sequência estamos entrando na mesma situação com a Mipe.
Meu esposo trabalhou para a misel e até hoje não recebeu nada. Fica na esperança de um dia pagarem! O caso está na justiça há anos sem nenhuma resposta.
Esta difícil com algumas prestadoras de serviços, e a Petrobrás parece que fecha os olhos, ou faz vista grossa, tambem. Com cada fiscall que ela indica, apesar de termos quase tres anos da saida do cão, nao teve melhora nessas fiscalizações sobre as prestadores de serviços, algumas deitam e rolam. E URGENTE essa mudança .
A reduc é um grande parque de felicidades para os donos de empresas terceirizados da Petrobras, sempre havendo irregularidades contratuais, minimizando trabalhos importantes com pouco mão de obra , com isso fazendo o profissional realizar várias funções e receber por uma função apenas.
Exemplo os inspetores realizam 3 a 4 funções e só recebem por uma função.
Caldeireiro e soldadores realizam 2 a 3 funções também, a fiscalização petrobras está precária parece que estão só preocupados com a produção e a PLR .
Gostaria de saber pq chegou a esse ponto,de ficha em uma empresa que vai prestar serviço para vcs, antes se pegava o profissional no portão.levava a carteira do mesmo e voltava com um crachá provisório para entrar e pegar o encaminhamento para fazer o exame. Hj não é mais assim, dependendo da quantidade de vagas, essas são devidas, entre o grupo que se formou. Ao ponto de fichar se pede,o primeiro salário ou vale alimentação.que absurdo….se não conhece ninguém infelizmente não ficha,se conhece vai ter que perder.🥺
Todas as refinarias são coniventes com as subcontratadas, não atual em pro ao empregados e fornecedores, muitas das vezes afetando diretamente o comercio local, que assumem dividas gigantescas, antigamente se pedia as negativas da folha de pagamento, impostos e valores de pagos a fornecedores locais, hoje não atuam a favor dos empregados terceirizados e dos fornecedores locais, não disponha nem dos equipamento locados pela terceirizadas para serem retirados da área, apos rescindir os contratos com as terceirizadas, mesmo sendo de uso para benefício da propria estatal.
CADE A GESTÃO EFICAZ DO GOVERNO
Exatamente assim
Tem é que vender esse guardaroupa de empregos do amigo do amigo de meu pai,que finge que paga ee outros fingem que trabalham.
So gera dinheiro pra sindicatos e amigos .
A maioria das empresas contratadas tercerizada ébse algum grupo de ex diretores etc…Correios Idem.
2027 que se venda tudo..Brasil sem Estatais e tetas.
A matéria está falando de empresas que já são privadas – e, como terceirizadas da Petrobrás, necessitam de maior fiscalização e controle da estatal. Esse é o problema. Mas você quer aumentar a privatização. Ou seja, nesse caso seria a empresa privada que ficaria encarregada de fiscalizar as empresas privadas. Obviamente, se hoje há tantos problemas na fiscalização e controle dessas empresas, quanto mais se a Petrobrás fosse privatizada. E para quê? Para matar os trabalhadores de fome, por falta de direitos?
Bom Tarde a todos!!
Estou desde 2016 para receber verbas rescisórias de uma prestadora de serviço Petrobrás Cubatão, Simplesmente a Petrobrás gastou dinheiro com advogado para não se responsabilizar pelos mais de 400 trabalhadores que não receberam que era de direito, Infelizmente eles não se importam com oque as empresas fazem, Sai uma entra outra e quem fica no prejuízo são milhares de pais de famílias passando dificuldades Triste mais não faço nem questão em trabalhar nessas áreas da Petrobrás isso e históricos recorrente não e fato isolado isso sempre acontece e vai continuar acontecendo
Lamentável esse descaso em alguns contratos parecem não ter fiscalização ,falta seriedade e alguns fiscais sabem do ocorrido e não tomam providência . deveriam tb ser punidos pois omissão é crime.
Trabalhei na MISEL e até agora esse impasse ,a PETROBRAS é sim responsável por tudo e por todos nas suas dependências ,e ainda temos julgadores que não se sensibilizam com as inúmeras famílias prejudicadas por essa ação.
Sem fala da Tecnokip que deixou de paga todos seus colaboradores que atuava com contrato de inspeção em todas refinarias do país e unidades da transpetro, deixando de paga desde fevereiro todos os colaboradores até decreta falência. Sem paga nada.
O Brasil não vai acordar nunca! Essa gente que é a favor de vender o que é do povo brasileiro dá nisso!!!!!!
Logo aparecem de volta com outro CNPJ e outro CPF, sem pagar salários, FGTS e INSS, mas por detrás os mesmos bolsos para encherem de dinheiro. Companheiros passando inverno sem salários, sem comida, com família passando fome e necessidade básicas. Aposto que os donos estão curtindo verão europeu dando risadas dos trouxas. Brasil virou terra sem lei. Estelionato não dá cadeia. Ou há convivência, incompetência ou corrupção generalizada