Após pressão popular e decisão judicial, Prefeitura retoma passagem gratuita para idosos em SP

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo restabeleceu a gratuidade nos ônibus para idosos acima de 60 anos, a partir de 1º de janeiro de 2023. Na mesma linha, o governador Rodrigo Garcia também anunciou que vai sancionar lei que retoma a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU para idosos com mais de 60 anos. 

O decreto do prefeito Ricardo Nunes retomando a gratuidade foi publicado no Diário Oficial da cidade nesta quinta-feira (15). O decreto também cita um crédito adicional especial de R$ 170 milhões para que a Prefeitura amplie as compensações tarifárias do sistema de ônibus da cidade neste ano, através de subsídio municipal.

A retomada da gratuidade se dá após o Tribunal de Justiça de São Paulo ter considerado inconstitucional parte da lei que suspendeu o benefício, na gestão do prefeito Bruno Covas, aprovada na Câmara Municipal no final de 2019. A decisão do TJ-SP aconteceu no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) aberta pela bancada de vereadores do PT.

Entidades de aposentados e entidades sociais também reforçaram o movimento em defesa da gratuidade dos transportes, com audiências públicas e protestos, em especial após a crise de desemprego e miséria, aprofundada nos últimos anos durante o governo Bolsonaro.

No Twitter, o deputado federal Orlando Silva, comemorou: “Vitória! A prefeitura de São Paulo publicou o decreto autorizando a volta da gratuidade nas tarifas de ônibus para idosos com mais de 60 anos. É uma grande conquista do movimento popular da cidade, amparada por decisão da Justiça. A tarifa zero para os 60+ já vale hoje. Viva!”.

Os idosos com mais de 60 anos deverão emitir o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa mediante cadastramento na SPTrans, desde que comprovem residência nos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Sobre a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU no âmbito estadual, o governador Rodrigo Garcia havia mandado para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei para conceder a gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos apenas em situação de pobreza extrema, mas, na Alesp, o projeto foi modificado e os parlamentares estenderam a gratuidade para todos os idosos nessa faixa etária. Hoje (15), Rodrigo Garcia disse que vai sancionar o projeto conforme foi aprovado pelos deputados.

“Nós vamos, a partir do dia 1º de janeiro, dar a gratuidade para as pessoas de 60 a 64 anos no transporte coletivo do estado. É uma lei aprovada pela Assembleia que será sancionada por mim e entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023, voltando com a gratuidade para essas pessoas”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa na Zona Leste da capital.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Gratidão, por todos que se uniram em prol dessa luta que resultou em mais uma conquista, entraremos sim o mês de janeiro de 2023 com a sensação de
    Dever cumprido e a certeza de que a união pelo que é de direito,ainda que demore, há de vir,sempre, acompanhada de VITÓRIA!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *