Em encontro com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na segunda-feira (30), o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) enfatizou a necessidade de se agilizar a fila de análise e concessões de benefícios previdenciários e o reforço do atendimento presencial nas agências do INSS. A reunião aconteceu na sede da Força Sindical, em São Paulo.
Um documento contendo 15 demandas dos aposentados e pensionistas foi entregue pelo presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini, e por Miguel Torres, presidente da Força Sindical. “Esses serviços ficaram muito comprometidos com o desmonte feito pelo governo anterior. Por isso, defendemos a criação de uma força-tarefa para diminuir a fila de mais de cinco milhões de tarefas pendentes no INSS”, justifica Inocentini.
De acordo com o Sindnapi, Lupi saudou a iniciativa e enfatizou que o sindicalismo fortalece a democracia. Carlos Lupi ouviu as reivindicações e anunciou que chamará mil concursados para preencher postos vagos, a fim de agilizar a concessão de benefícios.
Miguel Torres defendeu a importância da Previdência Social para o povo brasileiro. “Sabemos a importância de retomar o debate entre sociedade e governo. Por isso, nós queremos participar ativamente desse processo de mudanças”, disse Torres.
O presidente da Força também defendeu a necessidade de se reverter a reforma da Previdência. “É um tema polêmico, mas necessário. Praticamente hoje as pessoas não se aposentam mais. E quem precisa da Previdência Social são os pobres, porque os ricos pagam previdência privada”, enfatizou.
Inocentini cobrou, ainda, espaço nas discussões sobre a política de valorização do salário mínimo e a reestruturação de Conselhos de Previdência Social, nas esferas municipal, estadual e nacional. Nova reunião será agendada para depois do Carnaval.