O desmonte do sistema público de Previdência Social, com o brutal arrocho das aposentadorias, está provocando uma onda de criminalidade jamais vista entre os idosos japoneses que, esfomeados, vêm sendo obrigados a furtar comida. Completamente endividados e sem receber a mínima assistência, senhores e senhoras com mais de 65 anos buscam ser presos para conseguir sobreviver atrás das grades.
Mais do que permanente, a “onda” de furtos praticados por idosos é crescente nestas duas décadas, casualmente o mesmo período de implantação do modelo neoliberal na Previdência japonesa. Em 1997, cerca de uma em cada vinte condenações era de idosos com mais de 65 anos. Duas décadas depois, essa fração subiu para mais de uma em cinco.
Com 69 anos, Toshio Takata, conta que infringiu a lei porque era pobre e precisava morar de graça, ainda que fosse numa cela. “Cheguei à idade de me aposentar e fiquei sem dinheiro. Me ocorreu então que talvez eu pudesse morar de graça se vivesse na cadeia”, desabafa o senhor, atualmente preso num centro de reabilitação em Hiroshima.
Após ter cometido uma primeira infração aos 62 anos, quando pegou uma bicicleta alheia e foi confessar o “crime” na delegacia mais próxima, Takata precisou voltar a furtar para não viver na rua. Então foi a um parque ameaçar umas senhoras: “Eu não pretendia fazer nenhum mal. Só mostrei a faca, esperando que uma delas chamasse a polícia. Uma delas fez isso”. Desta forma, ele passou metade dos últimos oito anos numa cela. Questionado sobre a vida na prisão, Takata ressalta: “posso ficar lá de graça e quando saio, economizei algum dinheiro. Então, não é tão doloroso”.
A BBC ouviu uma senhora de 70 anos, identificada apenas como Keiko que, após se separar do marido, como “não tinha onde morar, tampouco lugar para ficar”, acabou tendo uma “única opção”. De acordo com ela, “mesmo mulheres na faixa dos 80 anos estão cometendo crimes. É porque não conseguem comida, dinheiro”.
Diante da fome, o furto de alimentos é o principal delito cometido por idosos infratores, que costumam buscá-los em mercados próximos.
Das 2,5 mil pessoas com mais de 65 anos condenadas em 2016 – data do último levantamento disponível -, mais de um terço acumulava mais de cinco condenações anteriores.
O australiano Michael Newman, demógrafo do centro de pesquisa Custom Products, baseado em Tóquio, confirma: é muito difícil viver com a “ínfima” aposentadoria básica paga pelo governo.
Newman calcula que apenas os custos de aluguel, alimentação e assistência médica já são suficientes para deixar os beneficiários endividados – isso sem levar em conta outros gastos, como eletricidade ou roupas.
“Os aposentados não querem ser um fardo para os filhos, e sentem que, se não conseguirem sobreviver com a aposentadoria do Estado, a única maneira de não serem um fardo é indo para a prisão”, diz o demógrafo. A infração reincidente é uma forma de “voltar para a prisão”, onde há três refeições por dia e nenhuma conta a pagar, acrescenta. O resultado disso, aponta, é que numa prisão em Fuchu, nos arredores de Tóquio, quase um terço dos presos agora tem mais de 60 anos.
O estudioso australiano ressalta que o suicídio também está se tornando mais comum entre os idosos – outra forma de cumprir com o que eles podem considerar como “seu dever de se retirar”.
Incluindo todas as faixas etárias – pois a situação entre crianças e adolescentes também é extremamente grave -, o Japão possui um dos índices mais altos de suicídio no planeta, em torno de 30 mortes para cada 100 mil habitantes, ou 70 casos por dia.
Pelo jeito,o temer se espelhou no Japão… Achou um jeito de matar todos os idosos!!! O tal do número 1 da lista dos países do primeiro mundo…e depois vem com o papo de qeue os idosos são “respeitados”…eu nunca vi um povo tão invejoso qto o brasileiro,qrem copiar tudo,nem vaga nos presídios tem p os bandidos,e qrem se comparar ao Japão kkkkk
Complicado né mas e a vida dolirosa
Como assim, leitora?
muito triste
Isto é fake news ???
Não é. Infelizmente.
Pois onde estão as fontes? A redação do texto, em si, está descaradamente apontando pra fake. Tem momento que dá a impressão de ser uma sátira assumida, de tão surreal. Fontes é o que quero.
Você não leu a matéria. As fontes estão nela citadas. Uma delas é a BBC. Já ouviu falar? Como é uma fonte estrangeira – e inglesa – talvez você acredite. Só lhe parece “sátira” por sua própria insensibilidade. V. Ed Butler, Why some Japanese pensioners want to go to jail.
Você precisa ler o texto ou se alfabetizar! Nâo estou lhe pedindo sensibilidade social ou visão do mundo, como ele é, pois essas coisas você não terá mesmo.
É real! Moro no Japão há mais de dois anos, eis a pura e triste realidade! Estou aqui por causa da crise brasileira, assim que estabilizar economicamente, volto pro Brasil. Mó dó dos japoneses que são educados dessa forma….
A fonte para quem acha que é mentira.
https://www.bbc.com/news/stories-47033704
As fontes por favor.
Mais um robô bolsonarista. Leia a matéria e você vai descobrir as fontes.
Isso é verdade já tinha ouvido isso de ums japonês que reside aqui.
A fonte: https://www.bbc.com/news/stories-47033704
essa noticia não tem fonte primária. Fake News na cara dura
Não seja bobo. Por que será que basta aparecer um bobo para que outro apareça atrás? É claro que a matéria tem fontes primárias, secundárias e terciárias. Até porque ninguém conseguiria inventar um horror desses.
O que não falta é bobo bosossauro.
Falou tudo. Esse bolsonaristas são a cópia do presidente que eles elegeram. Limitados a uma burrice sem precedentes. São uns coitados!
Pior que não, cara!…eis a pura e triste realidade! Moro no Japão há mais de 2 anos, estou aqui por causa da crise brasileira, uma opção mais sustentável para me manter aqui e tbm manter o meu filho (maior) que está no Brasil tentando ingressar faculdade. Não quero esses problemas graves instalem para ninguém, nem pro inimigo.
https://www.bbc.com/news/stories-47033704
E vamos com mais uma resposta. Foi bem fácil de pesquisar, escreva no Google retired japonese jail e vai aparecer a notícia original em inglês que fala exatamente o mesmo que a que você diz que é falsa.
https://www.bbc.com/news/stories-47033704
Seria interessante antes de sentenciar uma notícia como falsa dar uma investigada se encontra a fonte.
Temos que lutar pelos nossos direitos, se a reforma da previdência passar ,iremos ler notícias como essa dos idosos brasileiros.
Se faz então uma propaganda falsa .Sempre ouvi falar que os idosos eram muito respeitados .
Ainda bem que o mundo está globalizado ;assim temos acesso a verdade .
No quinto parágrafo faz menção a BBC. Foi baseado neste artigo??
https://www.bbc.com/portuguese/geral-47086935
Principalmente, leitora.
As pessoas são bem burras quando ficam falando que é fake News… Só procurar no google e desde dezembro do ano passado a fevereiro deste ano um monte de prensa internacional falava disto com dados com estudos e com depoimentos… Abrir os olhos é uma obrigação, o senhor Bolsonaro não é Deus mas não é o capeta também não… Só tem que ser justos e até agora só fez cagadas e chutou até na história chamando aos nazistas de comunistas quando defendiam muitas das ideias que ele defende… Burro e ignorante.
tudo aquilo que não se entende ou o que não lhe convém é tachado de FAKE NEWS.
É oque está reservado para os que se aposentaram e para os que ainda acreditam que possam ser aposentados…
No Japão pode até funcionar, mas por aqui… vai dar ruim!
Antes de dizerem que é fakenews, busquem as fontes. Estão em inglês, talkey? Usem um aplicativo tradutor, talkey? Não sejam preguiçosos nem reacionários, talkey?
Alguns links para os verdadeiramente interessados:
https://www.google.com/amp/s/amp.businessinsider.com/japan-aging-prison-2018-3
https://www.bloomberg.com/news/features/2018-03-16/japan-s-prisons-are-a-haven-for-elderly-women
https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/news/amp/stories-47033704
Muitos idosos vão cometer o suicídio, pois não poderão sobreviver com o valor que irão ganhar ao se aposentar.
A necessidade do idoso passa muitas vezes pela solidão, a estrutura familiar que vem mudando no mundo todo, e o idoso acaba ficando desassistido. Essa matéria é bastante interessante; https://www.coisasdojapao.com/2018/01/o-crescente-desafio-a-dura-realidade-dos-idosos-no-japao/
Certos principios “de antanho” (poucos conhecem este termo ) recomendam que os filhos devem cuidar de seus pais na velhice … o pós modernismo quer nos convencer que vamos ser jovens aos 90 …; NÃO SEREMOS !!!
Não podemos esquecer também da situação do Chile, que se assemelha no fato do aumento do suicídio entre idosos.
Oxiiii, o que deveria ser certo é; os filhos (ingrato), é que deveriam cuidar de quem cuidou deles, simples assim ?
Como se fazia na Idade Média. Simples assim.
Não sei se procede esse artigo. Se for verdade, não há muito o que se fazer por lá. Agora o que é fato no Japão é os recursos para a previdência serem 50% provenientes das contribuições. O restante é subsídio de governo nacional, regional e local. O Brasil ainda pode resolver seu déficit atual com base nos grandes devedores da previdência. Questão de tempo teremos outro…
Você esqueceu de frisar o mais importante: no Japão, as empresas, apesar de gigantescas, não contribuem para a Previdência. Nisso, a Previdência lá é igual ao modelo do Guedes. Com as consequências mostradas no artigo.
Só sei de uma coisa com o Bolsonaro, Haddad, Geraldo Alckmin,Marina e etc iria ser a mesma coisa aqui no Brasil só se muda o partido e as caras porém a política é sempre a mesma porcaria hipócrita,egoísta, desprezível e corrupta!
Podemos entender o seu sentimento, leitor. Mas é claro que existe saída. Afinal, quanto demorou até chegar à Revolução Francesa?