Uma multidão de aposentados de todo o Brasil foi para as ruas nesta quinta-feira (09), no centro de São Paulo para protestar contra a tentativa do governo Temer de aprovar a chamada “reforma da Previdência”, sob alegação de que a Seguridade Social está falida e de que não há mais dinheiro para pagar as aposentadorias.
A categoria usou do ato para ressaltar que a CPI da Previdência provou a sua rentabilidade e que não há rombo nenhum no órgão. Os manifestantes pediram a volta do Ministério da Previdência Social.
Com um grande boneco representando Temer com a mão no dinheiro da Previdência e sob gritos de “Temer safado! Ladrão de aposentado!”, a manifestação – organizada pela COBAP (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) e a Fapesp (Federação dos Aposentados de São Paulo) – não esmoreceu mesmo diante de forte chuva e cruzou os principais pontos do centro da capital paulista.
Para Warley Martins, presidente da Cobap, “nós provamos, através da CPI, que a Previdência não tem déficit, por isso não precisa haver reforma. Mas o que eles querem é vender a nossa previdência para os bancos, fundos internacionais, justamente porque ela é boa, uma das melhores do mundo e isso nós não podemos permitir. O que deve acontecer é a volta do nosso Ministério! Não é possível que a segunda maior arrecadação do país fique rebaixada a uma sub-pasta! É uma falta de respeito com os aposentados que tanto lutaram e construíram esse país”.
Estiveram presentes na manifestação entidades de todas as regiões do país e de diversas categorias, como a CMB (Confederação das Mulheres do Brasil), o Sindiesp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo), trabalhadores bancários, metalúrgicos, professores e as centrais sindicais CGTB e Conlutas.
ANA CAMPOS