A desaprovação caiu de 42% para 40% no mesmo período
A aprovação do trabalho que o presidente Lula vem realizando subiu de 51% para 56%, enquanto a desaprovação caiu de 42% para 40%, aponta a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21). A pesquisa anterior foi realizada em abril.
Já a aprovação do governo Lula subiu um ponto e agora é de 37%, enquanto a reprovação caiu dois e está em 27%,
Na avaliação Genial/Quaest, o aumento da popularidade do governo foi impulsionado pelas melhorias na economia, como a diminuição da inflação, a diminuição do preço dos combustíveis e a queda do desemprego.
Lula tem denunciado que a política de juros altos praticada pelo Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto, tem freado o desenvolvimento do país e atrapalhado a economia.
Para 46% da população, a economia do país está indo “na direção certa”, enquanto 41% acreditam que está “na direção errada”. 14% não souberam responder.
Na avaliação de 32% dos entrevistados, a economia melhorou nos últimos 12 meses, enquanto 26% acham que piorou. 38% apontam que ficou do mesmo jeito.
Essa avaliação positiva em junho contrasta com a de abril, quando somente 23% viam melhoras na economia.
A expectativa de 56% dos brasileiros é de que a economia vai melhorar; 25% acham que vai piorar.
De acordo com a pesquisa, 61% da população avaliam positivamente a mudança na política de preços da Petrobrás, que diminuiu os preços quando parou de cobrar pelos combustíveis produzidos no Brasil o mesmo que se paga para importar.
POPULARIDADE
Na região Sudeste, a mais populosa do país, a avaliação do desempenho de Lula melhorou. 51% da população da região aprovam o trabalho de Lula, enquanto 42% desaprovam. Em abril, a aprovação e a desaprovação estavam empatadas em 45%.
No Centro-Oeste, a aprovação superou a desaprovação. Lula é aprovado por 56% e desaprovado por 42%. Na última pesquisa, a desaprovação estava em 47% e a aprovação em 46%.
A pesquisa Genial/Quaest registra que a percepção positiva do governo subiu entre 4 e 6 pontos em todas as faixas salariais.
Entre os evangélicos, grupo com o qual Lula tem dificuldades, a diferença entre a desaprovação e a aprovação diminuiu. Em abril, a desaprovação era 14 pontos maior, agora é somente 7 pontos.
49% da população avaliam que Lula faz um governo melhor do que o de Bolsonaro, ao passo que somente 34% acham o atual governo pior.