O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) elegeu nesta terça-feira (1º), por 6 votos a 4, o subprocurador-geral José Bonifácio Borges de Andrada como vice-presidente do colegiado, presidido pelo procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras.
Bonifácio foi vice de Aras na PGR entre setembro do ano passado e março deste ano, mas saiu após desentendimentos com o chefe do MPF.
O cargo é considerado o número 2 na hierarquia da Procuradoria-Geral. À época, a PGR informou que a exoneração ocorreu a pedido de Bonifácio.
A eleição está sendo considerada mais uma derrota do procurador-geral, que perdeu a maioria no órgão colegiado e agora tem um vice sem alinhamento.
O vice-presidente do Conselho Superior do MPF é quem assume como procurador-geral da República em caso de vacância até que um novo PGR seja aprovado em definitivo.
O Conselho tem dez integrantes e é o órgão responsável por decidir as principais questões administrativas na instituição. José Bonifácio tomou posse no colegiado no mês passado, após eleição que foi vista como um recado sobre a insatisfação da categoria com o atual chefe do Ministério Público.
Aras tinha Alcides Martins como seu aliado, ocupando a vice-presidência do conselho desde 9 de agosto do ano passado, quando foi eleito após um empate.