Argentina de Messi se consagra tricampeã da Copa do Mundo

Foto: Fifa/Twitter

Na final do maior evento esportivo do mundo, a Argentina encarou a França pelo título de melhor seleção de futebol, neste domingo (18), e se consagrou a tricampeã mundial após 3 a 3 no placar e disputa por pênaltis, num dos jogos mais emocionantes dos últimos tempos.

A partida teve a Argentina abrindo dois gols de vantagem no primeiro tempo e, perto do final, a França buscando o empate com dois gols de Mbappe em dois minutos, mudando a rota de uma partida que parecia definida.

Com Di María e Messi em campo, a seleção argentina entregou um primeiro tempo digno de uma final de Copa do Mundo, dominando o jogo com a bola nos pés e sabendo usar da malandragem quando pedia a bola, um pouco do que faltou à seleção brasileira na derrota para a Croácia.

Com domínio do meio de campo, a equipe sul-americana conseguiu anular por completo a estratégia francesa durante a primeira etapa.

Em boa jogada de Di Maria, os hermanos conquistaram um pênalti após ser derrubado na área por Dembele. Pênalti cobrado por Lionel Messi, abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Com o gol, Messi é o jogador com mais participações em gol desde 1966, com 13 gols e oito assistências.

Em contra-ataque rápido com três toques de primeira, Di Maria ampliou o placar para a Argentina aos 36 minutos, levando a equipe para o intervalo com a vantagem de 2 gols.

A França voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva. Mas a equipe europeia só entrou no jogo após pênalti de Otamendi em Kolo Muani, com Mbappe diminuindo para os franceses. Martínez ainda chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol francês, aos 35 minutos do segundo tempo.

Um minuto depois, sem tempo para a Argentina se recuperar, Mbappe empatou o jogo após troca de passes com Thuram, colocando fogo na final da Copa do Mundo.

Achou pouco?

Na prorrogação, França chegou a ter maior domínio na primeira etapa, mas não conseguiu mudar o placar.

Já na segunda etapa, após chute e confusão na pequena área francesa, Messi aproveitou o rebote e ampliou o placar. O gol precisou ser validado pelo VAR que atestou o que parecia ser o gol do título argentino.

Aos 11 minutos do segundo tempo do tempo complementar, a bola bateu no braço do lateral-direito da Argentina e o juiz marcou pênalti, que foi convertido por Mbappe, marcando seu terceiro gol na partida e oitavo gol na competição.

Já nos acréscimos da prorrogação, o goleiro argentino fez uma grande defesa, impedindo o que seria o gol do título francês e a Argentina ainda teve mais uma boa chance, mas não conseguiu evitar que o jogo fosse para a disputa por pênaltis.

Com os principais jogadores começando as cobranças de pênaltis, Mbappe e Messi converteram suas cobranças. O goleiro argentino, que já havia salvado a meta minutos antes, pegou a segunda cobrança. Com mais um chute francês perdido, as cobranças não chegaram ao quinto pênalti e a Argentina se consagrou tricampeã mundial.

A Argentina foi campeã em 1978, 1986 e agora, em 2022, a Copa de Lionel Messi, que se despede da seleção, encerrou o jejum de títulos dos hermanos.

Foto: Fifa/Twitter

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *