A seleção da Argentina perdeu o jogo contra a seleção da Croácia na segunda rodada do grupo D, da Copa do Mundo da Rússia, nesta quinta-feira, 21. Ao sofrer uma goleada de 3 a 0, los hermanos estão por um fio de repetir o vivido na copa de 2002, quando foram eliminados na fase de grupos.
A seleção argentina até parecia que estava a fim de sair com a vitória e afastar a má impressão que ficou no jogo de estreia, ao empatar com a seleção da Islândia em 1 x1. Entretanto, o que se viu no decorrer da partida foi um time nervoso e apático dentro de campo.
A Argentina jogou o primeiro tempo com 10 jogadores contra a Croácia, isto mesmo, dez – pois o atacante Lionel Messi, mais uma vez, não foi visto dentro campo, ainda que espectadores do jogo afirmam ter visto o nome do jogador naquele campinho que aparece na TV e no telão do estádio de Nizhny Novgorod, com a formação e a relação dos jogadores na partida.
A etapa inicial do jogo foi marcada por lances ríspidos e chances desperdiçadas de ambas as equipes. O time argentino ficou a maior parte do tempo com a bola, porém trocava passes sem muita eficiência. Já os croatas aproveitavam os contra-ataques para levar perigo ao goleiro argentino, Caballero.
No segundo tempo, a Argentina voltou posicionada no campo de ataque e Messi apareceu no jogo. Em uma jogada, Messi passou pela marcação de três croatas e tocou para o zagueiro Taglifico servir o atacante Agüero, que finalizou, porém a bola parou em Subasic, guarda redes da seleção croata. No lance seguinte, o zagueiro da argentina, Mercado, recuou para Caballero, que tentou tocar de volta e errou tudo, lambança geral!!
O goleiro argentino deu um presentão para o atacante croata Rebic, que chutou sem pensar, de primeira e… golaço. Daí em diante, os jogadores argentinos desesperados foram para o ataque com tudo, mas esqueceram de se defender.
Gol do meia Modric, aos 35 min, e gol do volante Rakitic, já na reta final. Com a vitória, Croácia está garantida nas oitavas de final. Já a Argentina depende totalmente do confronto de amanhã, entre Nigéria e Islândia, às 12h, em Volgogrado.
Em caso de vitória da Nigéria, a seleção Argentina precisa bater os africanos em São Petersburgo e torcer por tropeço dos islandeses contra a Croácia. Em caso de vitória da Islândia, aí é secá-los por derrota contra a Croácia e tirar o saldo goleando a Nigéria. Se for empate, também terá que tirar o saldo em relação à Nigéria e esperar que os croatas vençam.
França elimina o Peru e está classificada
No grupo C, a seleção da França venceu e eliminou a seleção do Peru. O meio-campista francês, Mbappé, marcou o único gol da partida, ainda no primeiro tempo após erro do atacante peruano, Paolo Guerreiro, ao perder a bola próximo da área da defesa Peru. Com a vitória, a França está classificada para as oitavas de final.
Ainda no grupo C, Austrália e Dinamarca empataram em 1 x 1. O primeiro time a balançar a rede foi a seleção da Dinamarca, aos seis minutos do primeiro tempo, com o meio campista, Eriksen. A Austrália buscou o empate aos 36 minutos, após a bola bater na mão do atacante dinamarquês, Yurary Poulsen, na pequena área. O lance foi confirmado pelo árbitro de vídeo (VAR), e o atacante Jedinak converteu o pênalti em favor dos australianos.
Austrália e Dinamarca disputam a última vaga do grupo para as oitavas de final, na próxima terça-feira, 26. A Austrália enfrenta o já eliminado Peru e a Dinamarca tentará vencer a seleção da França, que entra em campo apenas para confirmar o primeiro lugar no grupo.