O professor titular da USP, Walter Neves, o maior nome brasileiro na área da antropologia Humana, lançou oficialmente no sábado (07) sua candidatura a deputado federal pelo Partido Pátria Livre (PPL). Neves fará uma parceria com Mariana Moura, 36, que é doutoranda na USP e vai sair candidata a deputada estadual pelo mesmo partido.
No ato oficial de filiação ao partido, Walter Neves afirmou que, além de defender maior atenção das autoridades com Ciência e Tecnologia, vai se dedicar também a combater as desigualdades sociais. “O que me levou mesmo a aceitar o convite desse grupo de cientistas é o fato de que eu não consigo mais conviver com as desigualdades sociais do Brasil”, afirmou. Além de Walter Neves, discursaram na solenidade, o professor Ildo Sauer, um dos idealizadores do movimento, e o presidente estadual do partido, Miguel Manso, que saudou a iniciativa dos pesquisadores.
Walter Neves defendeu que outros partidos também lancem candidatos da comunidade acadêmica para o parlamento. “Seria bom que tivéssemos o que estou chamando de ‘a bancada do conhecimento’, afirmou. “Se fôssemos pelo menos meia dúzia de cientistas no parlamento, acho que a gente podia associar algumas pessoas que já estão no parlamento e tem uma formação intelectual, e criar uma bancada do conhecimento”, argumentou.