
O arquiteto, urbanista e influenciador digital Alex Sartori, do canal “De que são feitas as cidades?”, demonstrou em vídeos publicados nas redes sociais o impacto causado aos cofres da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) pelas privatizações do transporte público do Estado.
Veja o vídeo:
Sartori mostra que os contratos da privatização do metrô paulista favorecem as empresas e o descaso com a população que sofre com um transporte precarizado, com inúmeras falhas diariamente.
“Agora imagina uma empresa que em dois anos aumentou o lucro em mais de 400% mesmo que as vendas tenham diminuído em 27%. E que esse lucro em 2021 foi de quase R$ 1 bi. Essa é a ViaQuatro, empresa que opera a linha 4 amarela do metrô de São Paulo. Enquanto isso, o metrô estatal teve um prejuízo de mais de R$1 Bi em 2022”, diz Sartori, quando explica o contrato péssimo das empresas com o governo do estado.
“As empresas privadas são muito mais eficientes do que as estatais’… Não, não são. Esses resultados a ViaQuatro conseguiu basicamente com o dinheiro dos seus impostos. Mesmo que você não use nem o Metrô, nem a Linha 4 Amarela. A ViaQuatro tem um contrato de concessão patrocinado com o governo do estado de São Paulo. Isso significa que o governo pode apoiar com dinheiro a empresa privada. Ela recebe dinheiro de quatro formas diferentes”, continua Alex.
O vídeo de Sartori, foca na estrutura da tarifa cobrada no transporte sobre trilhos e como ela é organizada. Da mesma forma, todo o dinheiro arrecadado com a venda de crédito do bilhete único, que é a principal forma de pagamento do transporte público em São Paulo, vai para uma conta única chamada ‘conta centralizadora’. De lá, esse dinheiro é dividido em ordem entre as empresas. Primeiro, as de ônibus pela SPTrans. Depois da ViaQuatro Amarela, aí ViaMobilidade que opera a linha cinco lilás, de novo ViaMobilidade que opera as linhas de esmeralda e diamante e, por fim, só o que sobra no final fica pro Metrô e para a CPTM dividir entre elas, o que só prejudica o transporte estatal.
“Em 2022, a linha amarela recebeu R$ 4,45 por passageiro transportado e o metrô estatal recebeu só R$ 0,36. Até 2019, o metrô estatal recebia mais de R$ 1 BI nessa divisão. Mas em 2022, essa quantia foi de menos de R$ 300 mi. E olha que o metrô estatal tem quase 5 vezes mais passageiros do que a linha amarela’, diz o vídeo.
“Isso acontece porque cada linha tem uma tarifa de remuneração, que é diferente da tarifa pública, que é o valor que a gente paga na catraca. Na linha amarela, tem dois valores. Para quem é passageiro exclusivo, é R$ 6,32 e para quem faz integração é metade disso. Desde 2022 até 2037, eles ainda recebem quase R$ 0,40 por fora dessa divisão, que é uma das três multas que o governo do Estado está pagando para eles: uma porque demorou pra cortar as linhas de ônibus e duas porque as obras atrasaram”, continua.
“Agora sim, quem entra num contrato desse? você paga toda a construção da obra e se você atrasar a obra, você ainda tem que pagar uma multa por isso, uma pessoa que sai do Capão Redondo, vai até Pinheiros, lá vai pegar a linha 5 Lilás, a linha 9 Esmeralda e a 4 Amarela, todas elas privatizadas e cada empresa vai receber a sua tarifa de remuneração. Isso vai dar no total R$ 9,25. Mas a pessoa só vai pagar uma vez R$ 4,40. Isso vai dar uma diferença de R$ 4,85. E de onde que sai essa diferença? Das tarifas de quem usa o metrô estatal. Já faz um tempo que o metrô percebeu que isso ia dar ruim, então eles fizeram um acordo com o governo do Estado em 2015 e outro em 2022, para que o governo cobrisse uma parte dessa diferença. Só que nos últimos anos, o governo não tem passado todo o valor que prometeu”, informa Sartori.
“Assim, este é o roteiro de todas as privatizações. Primeiro deixa faltar dinheiro, depois sucateia o serviço e depois faz uma campanha contra aquele serviço que tem que privatizar porque a empresa privada sabe cuidar melhor do que a empresa estatal”, finaliza o urbanista.
É bem assim mesmo. Usam a desculpa de privatização para benefício da Empresa que vai assumir a linha concedida. Não demora muito começam os transtornos quê não são poucos. E vem a cúpula Governamental e coloca “Panos Quentes ” e não toma nenhuma atitude sobre este caos que virou o transporte sobre trilhos 🛤️.
CPTM, conhece?
Ae sim fará sentido essa matéria…
Enquanto isso, a linha amarela é perfeita!
Conhecemos a CPTM, leitor. Mas não entendemos em que a esculhambação dela aportará sentido à esculhambação da linha amarela do Metrô. Exceto se o que você quer dizer é que a privatização é sempre, para os usuários, ou seja, o povo, uma esculhambação dos serviços.
Sou usuária da linha Amarela e ela funciona muito bem obrigada! Além disso , e o melhor de tudo…a linha privada NAO TEM GREVE!!!!!
Que legal, hein??!! O grande mérito que você vê na linha amarela é que os trabalhadores não piam, isto é, não fazem greve. O que só demonstra que ser a favor da privatização é coisa de um reacionarismo delirante. Mais um pouco e você será a favor de enforcar os líderes grevistas, tal como nos EUA do final do século XIX ou início do século XX.
A linha amarela não tem 1/4 da demanda que as linhas operadas pelo Metrô e CPTM têm. Sabe de nada, inocente.
A linha 5 foi construída pela CPTM meu caro, vc conhece??? A linha 13 tbm , ambas modernas e operam com CBTC , o que tem de mais tecnológico em termos metroferroviarios. A linha 4 foi construída pelo Metrô de SP , vc conhece??? A primeira linha de metrô de sp que não tem as obras gerenciadas pelas empresas estatais é a 6 laranja, a mesma que atingiu um canal de esgoto embaixo da marginal durante a escavação
Conhecemos tudo isso, leitor. Aliás, está na matéria, mas é verdade que ela não é principalmente sobre a construção das linhas, e sim sobre a exploração delas – e os contratos leoninos dos açambarcadores com o Estado de São Paulo. Leia outra vez a matéria, leitor.
Os responsáveis pelos estudos de viabilidade das linhas assim como da lnha 4 foi o próprio METRÓ, projetos básicos ó próprio METRÔ, estudos para licitações e as licitações o proprio METRÔ, editais e contratos o próprio METRÔ , cronogramas, o próprio METRÔ, empresa super estruturada com corpo jurídico, corpo tecnico com engenheiros, arquitetos, técnicos em várias áreas, geólogos geotécnicos, foras que podem contratar qualquer consultoria necessária a qualquer tempo, está tendo prejuízos se está por competência não deve ser.
Estranho raciocínio – ou falta de raciocínio – o seu. Isso somente prova que a estatal Metrô é não somente viável, como, também, que serve para encher de dinheiro as linhas privatizadas. Portanto, é o povo, proprietário da estatal, que paga os lucros das linhas privatizadas. O prejuízo da estatal, evidentemente, está em função de sua exploração pelos açambarcadores privados, que levam vantagem às custas da empresa pública. Aliás, o que é propriedade do povo é aquilo que é público. A privatização de um bem público é um roubo da propriedade do povo. É isso o que a matéria demonstra.
A matéria já é questionável no título “Arquiteto DEMONSTRA …”. Qualquer um pode ALEGAR, mas DEMONSTRAR se faz em um processo (judicial ou administrativo), com o direito à AMPLA DEFESA E AO CONTRADITÓRIO. Não vi os argumentos do Governo.
Existe uma certa – e crassa – ignorância no que você diz. Não é verdade que só é possível demonstrar em um “processo (judicial ou administrativo), com o direito à AMPLA DEFESA E AO CONTRADITÓRIO”. E as demonstrações matemáticas ou lógicas são o quê? Como foi que Pitágoras demonstrou o seu teorema? Foi em algum tribunal ou junta administrativa? Portanto, deixe de bobagens que somente expressam a sua superficialidade asinina. Quanto aos argumentos do governo, todo mundo sabe quais são, pois estão em todos os órgãos que apoiam o governo nessa questão. Nosso foco é expor a verdade, não as mentiras do governo para iludir pascácios.
A CPTM era tão ruim, mas tão ruim que 3 anos somados teve menos falhas que a ViaMobilidade em 1 nas mesmas linhas. Além disso em 18 meses a ViaMobilidade chegou nos 9 ou 10 descarrilamentos COM PASSAGEIROS, só um foi em área de pátio. Isso é inédito na história do Estado de SP, mesmo com o abandono da antiga FEPASA e demais empresas não chegou nesse nível.
Nem MATO essa empresa “super competente” estava capinando. Só foram capinar quando o ministério público levantou que nem isso, a manutenção mais básica possível, estava sendo feito. Tudo registrado no laudo de vistoria que fizeram pelas falhas constantes.
Vai andar lá nas linhas 8 e 9 pra ver, os trens vivem imundos pq nem limpeza básica fazem. Mas é bão privatizar sim, confia.
Você só acha isso porque é a favor da privatização. Caso contrário, leria a matéria com mais atenção e não estaria alegando a suposta ruindade da CPTM como argumento para privatizar o Metrô de São Paulo. O mais ridículo é a ideia de que a Via Mobilidade é melhor do que a estatal CPTM. Pelo amor de Deus! O interessante – porque mais burro – é que você não vai ganhar um níquel com a privatização, seja da CPTM seja do Metrô de São Paulo. Mas está a favor de que alguns açambarcadores ganhem milhões às custas do povo.
Esse arquiteto está certíssimo.
Fala como conhecer da causa
Esse eu “tiro o chapéu” 🙁
Você mesmo esclareceu, privatizada da lucro, estatal inchada, com mordomias só pode dar prejuízo.
“Privatizada” dá lucro com o governo enchendo as burras daqueles que se apropriaram da empresa ou da linha. Assim, qualquer biboca dá lucro. E, claro, as estatais, sem que o Estado – seu proprietário – as sustentem, dão prejuízo, não porque haja mordomias, coisa que você não provou, porque é impossível provar, uma vez que não existe.
Querem mamar nas suculentas tetas do metro estatal, bons tempos dos altos salários e greves. Mamãe eu quero… mamãe eu quero… Mamãe eu quero mamar!
Só porque você gosta de mamar, não nos atribua vossas perversões edipianas.
Assim que mesmo a privatização do metrô de São Paulo funciona, o site está correto em apontar essa tarifa diferente para cada entrada ou integração, pior ainda é saber que a sanha está tão grande que a CCR já declarou em eventos para investidores que pretende abocanhar todas linhas de SP.
Se fosse um economista ou alguém da área de finanças e investimentos, falando sobre este tipo de assunto seria mais autêntico, acredito que as linhas da CCR funcionam muito bem pelo pouco tempo que está no mercado, o serviço público teve décadas para expandir ou investir no transporte público e não o fez, a cidade sempre ficou com apenas 3 linhas de metrô ( azul, vermelha e verde desde a década de 1980, a máquina pública é burocrática e corrupta demais para suprir as necessidades do mundo moderno.
Leitor, vamos repetir o que está na matéria, dito pelo arquiteto Alex Sartori:
“Agora imagina uma empresa que em dois anos aumentou o lucro em mais de 400% mesmo que as vendas tenham diminuído em 27%. E que esse lucro em 2021 foi de quase R$ 1 bi. Essa é a ViaQuatro, empresa que opera a linha 4 amarela do metrô de São Paulo. Enquanto isso, o metrô estatal teve um prejuízo de mais de R$1 Bi em 2022 (…) Esses resultados a ViaQuatro conseguiu basicamente com o dinheiro dos seus impostos. Mesmo que você não use nem o Metrô, nem a Linha 4 Amarela. A ViaQuatro tem um contrato de concessão patrocinado com o governo do estado de São Paulo. Isso significa que o governo pode apoiar com dinheiro a empresa privada. (…) Em 2022, a linha amarela recebeu R$ 4,45 por passageiro transportado e o metrô estatal recebeu só R$ 0,36. Até 2019, o metrô estatal recebia mais de R$ 1 BI nessa divisão. Mas em 2022, essa quantia foi de menos de R$ 300 mi. E olha que o metrô estatal tem quase 5 vezes mais passageiros do que a linha amarela”
É preciso ser economista para descobrir que isso é um roubo – e que o povo está sendo roubado nas privatizações?
Pelo texto da pra perceber que o problema não é a privatização em si que é ruim e sim nos contratos que são feitos mal elaborados favorecendo as empresas.. Nem tudo tem que ser privatizado, mais nem toda privatização é ruim!
Bem, pelo menos é um ponto de vista. Nós também não achamos que toda privatização é ruim, mas a do Metrô – como, em geral, nos serviços públicos, no atendimento ao povo – efetivamente, é.
Os grupos estrangeiros querem nossa riqueza, só os otários e mal intencionados não percebem.
Quanto sensacionalismo, vocês não andam na linha amarelo, as falhas são mínimas,não acho que se ganha opinião com sensacionalismo,isso é muito amador. Ande a semana toda na linha amarela e compare com a azul e vermelha e depois venham aqui com suas ideologias politicas falar mal da privatização.
Por que você está tão nervosinho? Porque a linha amarela privatizada dá a você a ilusão de ser elite, de ser superior em relação ao povo. Pode sossegar, porque aquilo que você acha defeito nas linhas estatais é, exatamente, a presença do nosso povo. É por isso que você gostaria de privatizar todas as linhas do Metrô. E é por isso que nós somos contra.
Que patético. É nítido ver que o leitor não acompanhou com atenção o vídeo, pois o argumento do mesmo já foi respondido no próprio. É simplesmente incomparável o serviço da CPTM e Metrô com o serviço da ViaQuatro se olharmos proporcionalmente. Me arrisco a dizer que a ViaQuatro está fazendo o MÍNIMO com as condições que eles tem para gerenciar apenas UMA linha, enquanto o metrô deve gerenciar 3/4 linhas diferentes com uma taxa de passageiros cerca de CINCO vezes maior que a da Linha 4-Amarela e com um orçamento muito menor, então sim, o serviço da Linha 4-Amarela pode até ser excelente, mas a que custo?
É fato e tenho a acrescentar que os gestores não acompanham o serviço como deveriam..
Veem a zebra que deu a privatização da TELESP sistema TELEBRÁS !! Serviço ruim; caro; internet lenta…
Assim vai ocorrer com o Metrô e a SABESP !! #AbaixoONeoliberalismo
#AbaixoAsPrivatizações
Li todos comentários cheguei a rir em vários dado a ignorância de muitos… Enfim a matéria demonstra sim muito bem a realidade, pois tudo isso ( os valores apresentados), podem ser encontrados no portal da transparência…! Outra coisa as linhas são desenhadas, estudas, financiadas e as vezes até executadas pelo estado, a ccr não projetou ou construiu a linha amarela (pelo menos não com dinheiro dela) quem fez é fará outras é o estado então morre o argumento que as empresas públicas não fizeram linhas novas, quem não fez foi o estado! Ixi tem muita coisa precisaria de um texto enorme p contra argumentar contra o gado que é a favor de privatização, mas parabéns pelo vídeo e de fato uma verdade!
A linha amarela não tem 1/4 da demanda que as linhas operadas pelo Metrô e CPTM têm. Sabe de nada, inocente.
Lamentável tudo nesse site, as respostas do “hora do povo” nos comentários consegue ser pior que a matéria e o vídeo. Vou recomendar fortemente a todos das minhas redes e meu convívio que nunca vejam nada desse site e que façam o mesmo com seus próximos.
Isso! Recomende mesmo. Todos os que tiverem a sua cabeça – ou ausência de cabeça – não devem mesmo ler o nosso site, que é feito para pessoas, isto é, gente com cérebro e inteligência, que não recusa reconhecer os fatos nem a realidade de tão fantasticamente reacionárias, porque preferem suas fantasias doentias. Embora, duvidamos que deixem de ler o nosso jornal, pois você não tem o poder de impedi-las.