“É fundamental que a arte seja o primeiro muro contra o fascismo”, afirmou o youtuber Felipe Neto
Na reta final da campanha neste primeiro turno, Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo, realizou um “super live” nesta sexta-feira (4), recebendo o apoio de artistas.
Entre os apoiadores, Caetano Veloso e Nando Reis, o You Tutuber Felipe Neto, as atrizes Mônica Martelli e Maria Ribeiro, a apresentadora Bela Gil e outras personalidades.
COMBATE À FOME
Abrindo a transmissão, Nando cantou ao violão “Do seu lado”, canção que fez para a banda Jota Quest, com adaptações da letra para a campanha do candidato. Na sequência, a apresentadora Bela Gil, que atuou ao lado de Boulos para a implementação do programa “Cozinha Solidária”, criticou o avanço da fome na cidade de São Paulo. Segundo a apresentadora, São Paulo “está indo na contramão” do Brasil quando se trata dessa importante iniciativa.
“Infelizmente, São Paulo está indo na contramão do que a gente está vendo no avanço do Brasil. O país já conseguiu, em menos de dois anos, tirar mais de 20 milhões de pessoas da fome, mas em São Paulo [a fome] cresceu, foi um aumento de mais de 30% e a gente tem, infelizmente, mais de 5 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Então eu acho que São Paulo, essa vitrine, essa cidade maravilhosa […] a gente tem um potencial enorme de fazer uma São Paulo sem fome e com qualidade [alimentar]”, defendeu.
“É melhorar a merenda escolar, é aumentar o número de cozinhas comunitárias, restaurantes populares, cozinhas solidárias. Então eu voto em você, voto nessa chapa Boulos-Marta porque eu reconheço a importância que vocês dão para esse assunto, que para mim é muito caro”, afirmou Bela Gil.
SAÚDE
Criticando o discurso negacionista na saúde, Boulos afirmou que “nosso compromisso é com todas as campanhas de vacinação, com a ampliação da cobertura, com as equipes de saúde da família, com um trabalho de base, com um trabalho preventivo, com as UBS’s. Faz parte do nosso programa de governo, a ampliação em 80% da cobertura de saúde às famílias que hoje está em menos de 50%”, disse.
BARREIRA AO FASCISMO
A live contou ainda com a participação do youtuber e empresário Felipe Neto, que convocou a participação de outros influenciadores na campanha, que na visão dele se constitui em um “dever cívico”, e “óbvio”. “Se calar perante uma ameaça fascista como Pablo Marçal é uma covardia”, reiterou. “É fundamental que a arte seja o primeiro muro contra o fascismo”, defendeu.
APOIO À MULHER
Durante a sua participação, a comediante Giovana Fagundes abordou a violência contra a mulher. Boulos mencionou o aumento em 40% do número de feminicídios em São Paulo no primeiro semestre desse ano. “Não tem política relacionada à prevenção, não tem política relacionada à [criação] de casas de acolhimento. Tinha uma política muito legal criada na Gestão Haddad, que era a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Metropolitana, para acompanhar medida protetiva, prevenir situações de violência, combater a violência contra a mulher, que tá sucateada, pouquíssimas viaturas, pouquíssimo efetivo”, criticou.
“Compromisso do início de governo: aumentar em 50% o efetivo da Patrulha Maria da Penha e centralizar ela em todas as regiões da cidade, especialmente na periferia, onde mais tem violência contra a mulher”, disse o candidato.
Giovanna criticou o desrespeito com as mulheres expressado pelo candidato Pablo Marçal [PRTB]. “No debate, só faltou dizer ‘eu também sou filho de uma mulher’. Também citou o Boletim de Ocorrência registrado pela mulher do atual chefe do Executivo paulistano.
MEIO AMBIENTE
A atriz Mônica Martelli manifestou preocupação com o meio ambiente, pois “enfrentamos uma profunda crise climática”. “Como um prefeito de uma cidade como São Paulo pode atuar frente a essa questão?”, perguntou a atriz. Boulos citou projetos de transição energética inspirados em modelo da cidade chinesa de Xangai. Para reduzir a emissão de gás carbônico em até 60%, ele disse que é importante estimular outros modais de deslocamento urbano, ampliar a “eletrificação” do transporte, com ônibus elétricos ou híbridos em pelo menos 50%, a médio prazo.
Citou também que seu programa de governo inclui a criação de “corredores verdes”, como na cidade de Medelin. O programa da cidade colombiana inclui mais de 30 corredores verdes, que integra calçadas de ruas recém-arborizadas, jardins verticais, cursos d’água, parques e morros próximos, para a redução de calor.
Destacou também a política de resíduos sólidos que pretende implementar, inspirada em modelos de países europeus. Com o diferencial de que aqui serão incluídos na proposta os catadores de papel, organizados em cooperativas para realizar a coleta seletiva.
Caetano Veloso encerrou o evento cantando “Odara”, na letra adaptada para um jingle da campanha de Guilherme Boulos, e depois “Sampa”, ambas acompanhadas ao violão.