Diversos artistas brasileiros se mobilizaram contra a destruição do Pantanal promovida pela inação do governo Bolsonaro e gravaram uma música que leva uma mensagem de repúdio ao que acontece no bioma brasileiro e de exaltação às nossas riquezas naturais.
O vídeo que começou a circular nas redes faz a chamada para que todos conheçam e compartilhem o Manifesto #AjudaPantanal, uma iniciativa que reuniu adesões de indivíduos e organizações em defesa do bioma, entre elas as várias ONGs que estão atuando no apoio às brigadas de combate ao fogo, na ajuda humanitária e no resgate e tratamento de animais.
Desde o início deste ano, os focos de incêndio aumentaram exponencialmente na região do Pantanal e o bioma brasileiro está sendo consumido pelas chamas e pelo descaso do governo Bolsonaro.
Mais de 26% de todo o bioma já foi destruído pelas chamas.
O desmonte dos órgãos de fiscalização e das políticas públicas de preservação do meio ambiente foi combustível extra para que a biodiversidade do Brasil esteja virando cinzas e destruição.
Veja o vídeo:
A música “Eu Quero Ver” foi composta por Carlinhos Vergueiro, Landinho Marques e J. Patrolino e interpretada por Antonio Pitanga, Chico Buarque, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Carlinhos Vergueiro, Adriana Moreira, Arthur Tirone, Catarina Vergueiro, Dante Ozzetti, Deni Domenico, Dirceu Leite, Dora Vergueiro, Dries Van Steen, Edinho Silva; Estela Mello, Flora Poppovic, Gisele Machado, Guilherme Lacerda, Hilda Maria, José Araújo, Joyce Moreno, Leonardo Thomsen, Lúdica Música; Martina Van Steen, Patricia Bastos, Paula Sanches; Railídia Carvalho, Raíssa De Souza, Rani Gazolla, Raphael Moreira, Renato Passarinho, Trio Gato Com Fome, Vick Bastos, Vitor Souza, Zé Benedito além de um grupo de jovens cantoras e cantores, estudantes e amigos.
O clipe da música chama a todos para que conheçam e compartilhem o Manifesto #AjudaPantanal.
“Cada segundo importa para ajudarmos o Pantanal. Essas comunidades tradicionais, em conjunto com apoiadores das causas ambientais, bombeiros e voluntários, uniram-se para desacelerar o avanço do incêndio na região, trabalho esse dificultado pela falta de equipamentos e maquinários para alcançar regiões mais isoladas ou de resgate de grandes espécies de animais. A essa situação, soma-se a completa desassistência e omissão por parte do Presidente da República Jair Bolsonaro, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Exército brasileiro em relação à destruição do pantanal. Nos últimos 25 dias, o Pantanal vem sobrevivendo a esse incêndio contínuo e lutando contra a sua morte por completo a partir da mobilização e articulação da sociedade civil”, diz o manifesto.
“Diante de todo esse contexto, estamos nos mobilizando para ampliar as vozes que gritam por socorro do Pantanal e buscando o apoio para que você nos ajude a dar um fim nessa destruição da natureza e da vida. Estamos buscando dar visibilidade a este crime contra os direitos da natureza e aos direitos humanos e a solidariedade nacional e internacional é fundamental para cobrar medidas efetivas e eficazes no combate ao fogo no Pantanal, de maneira URGENTE. Não aceitaremos que o Pantanal seja transformado em plantação de soja ou cana de açúcar nem em pasto para criação de gado. Defendemos o Pantanal enquanto reino das águas e abrigo de uma das maiores biodiversidades do país até que o céu caia” explica o manifesto.
Ficha técnica de “Eu Quero Ver”:
Carlinhos Vergueiro, Landinho Marques e J. Patrolino: Composição
Cadu Ribeiro: Percussão E Direção Musical
Dirceu Leite: Flauta
Gregory Andreas: Cavaquinho E Direção Musical
Raphael Moreira: Cuíca
Renato Enoki: Violão 7 Cordas
Leonardo Thomsen: Edição De Imagens
Maísa De Aguiar: Produção
Maria Clara Vergueiro: Assessoria De Comunicação
Para saber mais, acesse:
http://www.ajudapantanal.org.br