Julian Assange, jornalista fundador do WikiLeaks, foi preso pela polícia britânica em Londres, dentro da Embaixada do Equador na manhã desta quinta-feira. A prisão ocorreu após pedido de extradição partindo de Washington, que persegue Assange em retaliação pela denúncia de crimes de guerra perpetrados por tropas norte-americanas no Iraque e Afeganistão. Lutando por sua liberdade, o editor do WikiLeaks refugiou-se na embaixada desde 2012.
A Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard) confirmou que “Julian Assange foi preso em conexão com uma ordem de extradição de autoridades dos EUA” e que “ele permanece em custódia em uma delegacia no centro de Londres”.
A perseguição a Assange foi desatada após a publicação de um vídeo no WikiLeaks em 2010, em que soldados norte-americanos excutam civis desarmados em Bagdá, a partir de um helicóptero. Entre os civis assassinados, um motorista e um fotógrafo da Reuters. (Veja vídeo no link abaixo). A animosidade contra o jornalista levou Hillary Clinton, quando era Secretária de Estado de Obama, a sugerir em uma reunião de trabalho: “Não podemos jogar um drone em cima dele?”
O propósito da extradição para os EUA como motivo da prisão foi também confirmado pela advogada de Assange, Jennifer Robinson, que ressaltou: “ele não foi preso pelas falsas violações da fiança alegadas, mas por um pedido de extradição de Washington”.
O escritor, jornalista e cineasta John Pilger declarou que “a ação da polícia britânica ao arrastar Julian Assange da embaixada e a quebra do direito internacional por parte do governo equatoriano são crimes contra a justiça mais elementar”. E advertiu: “é um alerta para todos os jornalistas”.
Edward Snowden afirmou que a prisão de Assange “é um dia obscuro para a liberdade de imprensa”. Snowden é ex-agente da Agência de Segurança Nacional dos EUA e denunciou a espionagem massiva de norte-americanos e de cidadãos e governos estrangeiros. Também perseguido pela Casa Branca, Snowden vive exilado na Rússia.
Christine Assange, mãe do fundador do WikiLeaks, disse que seu filho poderia ser levado à justiça nas próximas 24 horas . “O Reino Unido provavelmente tentará impor a sentença máxima de prisão (…) Nosso objetivo, como sempre, é impedir a extradição para os Estados Unidos”, finalizou.
Vídeo, mostra chacina perpetrada por militares dos EUA no Iraque. WikiLeaks, 2010. Legendas em espanhol
https://www.youtube.com/watch?v=Ha8tviXbV48
Vídeo2 postado em página do Sputniknews mostra polícia retirando Assange de dentro da embaixada