Na madrugada do dia 3, o principal general iraniano, Qasem Soleimani, foi vítima de um atentado terrorista ordenado pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump.
O general Soleimani morreu quando o carro em que se encontrava e que saía do aeroporto de Bagdá, onde o general acabara de chegar, foi atingido por um míssil norte-americano. Também morreu o comandante Abu Mehdi al Muhandis, líder da Força de Mobilização Popular, que ajudou o exército iraquiano no combate aos terroristas do Estado Islâmico no Iraque.
Soleimani, que nos últimos 22 anos comandou a força de elite iraniana, Guarda Revolucionária Quds, era considerado uma das personalidades mais eminentes do governo iraniano, tendo contribuído com o governo sírio no combate aos terroristas do Estado Islâmico e outros bandos que os EUA haviam financiado e treinado na tentativa frustrada de derrubar o governo legítimo e soberano de Bashar Al Assad.
O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, alertou que uma “dura resposta é esperada” devido à morte de Soleimani a quem chamou de “a face internacional da resistência”.
“O martírio de Soleimani fará o Irã mais decidido ainda a combater o expansionismo norte-americano e a defender nossos valores”, afirmou o presidente Hassan Rouhani.
O ataque terrorista que partiu da Casa Branca não foi um ato isolado. Dias antes, a força que, no Iraque, havia ajudado a combater o Daesh (Estado Islâmico) foi atacada levando à morte de 25 de seus integrantes e mais de 50 feridos. A reação dos iraquianos foi um irado protesto que pela primeira vez ultrapassou os portões da fortificada embaixada dos Estados Unidos em Bagdá.
O ministro do Exterior do Irã, Mohammed Javad Zarif, denunciou a escalada norte-americana, “uma escalada extremamente perigosa e imprudente” e que Trump é responsável “por todas as consequências deste aventureirismo irresponsável”.
O presidente do parlamento iraquiano, Mohammed al-Halbousi, declarou que o atentado foi “uma flagrante quebra da soberania iraquiana e uma violação de todos os acordos internacionais”.
NATHANIEL BRAIA